PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De antena ligada nas HQs, cinema-pipoca, RPG e afins

'Russa': inventário de cicatrizes da memória lusa

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:
João Salaviza, de Portugal, e Ricardo Alves Jr., de MG, dividem a direção de "Russa"  Foto: Estadão

Rodrigo FonsecaExiste um único antídoto contra a erosão do espaço: a virtualidade da memória, que é elástica e imune a múltiplos reagentes do Tempo, como nos comprova um haicai feito por um mineiro e um lisboeta que hoje se encontra em disputa pelo Urso de Ouro de curta-metragem na Berlinale. Inventário de cicatrizes geopolíticas com uma melancolia que lembra Pedro Costa e seu Cavalo Dinheiro, o diamante chamado Russa é um "vou de volta" de uma mulher já madura que sai da cadeia para abraçar fantasmas - de carne ou de ectoplasma - num lugar espectral, o Bairro do Aleixo, onde viveu muitos invernos. Há na direção de João Salaviza (de Montanha) e de Ricardo Alves Jr. (do lynchiano Elon Não Acredita na Morte) uma alternância entre trocas conscientes e momentos de insulamento lírico. A mulher que regressa fala com uma velha amiga sobre os percalços que passou e sobre o infortúnio de ver como o governo português sucateou o espaço urbano à sua volta. Mas essa fala por vezes se perde no autismo poético que leva a protagonista a uma evasão no tempo da saudade. Essa dinâmica dá ao curta um toque memorialista de lirismo, mas também uma aeróbica de recusas que provoca um debate sobre a somatização do espaço público urbano na alma. Lembra uma fala do escritor baiano Antonio Torres, sobre os tempos em que trabalhou em Lisboa: "Os portugueses têm os pés redondos de tanto dar volta em torno de si para entender quando foi que deixaram de ser os donos do mundo, pois possuíram a Terra nos anos das Grandes Navegações e Ela se foi. Na mesma sessão de Russa tem o rosiano Alma Bandida, de Marco Antônio Pereira.

PUBLICIDADE

Nesta segunda, a Berlinale confere o que pode ser o seu mais exótico concorrente ao Urso de Ouro em 2018: Season of the Devil, um musical com quase quatro horas de duração dirigido pelo filipino Lav Diaz, laureado aqui em 2016 por A Lullaby to the Sorrowful Mystery com o Troféu Alfred Bauer (que coroa invenção de linguagem). Aos 60 anos, ele ganhou o Leão de Ouro em Veneza em 2016 por A Mulher Que Se Foi. Seu novo trabalho, longuíssimo como lhe é peculiar, fotografado em preto e branco, vem sendo descrito como uma ópera rock sobre a opressão das milícias nas selvas das Filipinas. Misticismo e filosofia se fundem na obra do cineasta.

Até o momento, Las Herederas, do Paraguai; Figlia Mia, da Itália; e La Prière, da França, são os melhores filmes da competição entre os títulos já exibidos. Nas mostras paralelas, nada bate Yardie, thriller policial de Idris Elba como diretor.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.