Foto do(a) blog

De antena ligada nas HQs, cinema-pipoca, RPG e afins

'Reza a Lenda' é premiado em festival na Estônia

PUBLICIDADE

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:
Luisa Arraes e Cauã Reymond na aridez da violência: "Reza a Lenda" ganha prêmio em festival pop da Europa  Foto: Estadão

RODRIGO FONSECAVisto por cerca de 400 mil pagantes em sua espinhosa trajetória pelo circuito nacional, no qual passou pelo arame farpado da intolerância contra o pop e contra a ação, Reza a Lenda alcançou, lá fora, um reconhecimento superior ao desfrutado em casa: neste fim de semana, o thriller sob duas rodas protagonizado por Cauã Reymond recebeu o prêmio especial do júri no Tallin Black Nights Film Festival, na Estônia. Esta mostra vem se tornando uma referência dentro do cinema pop contemporâneo, ao investir em gêneros como terror e ação, e lá concorreram produções elogiadas pela crítica como o chileno El Fumigador, de Vinko Tomicic e Francisco Hevia, e o italiano Caina, de Stefano Amatucci. Este resultado é mais do que uma redentora volta por cima para o diretor Homero Olivetto: ela representa uma vitória para o cinema de gênero da América Latina, em seu terreiro mais vilipendiado, a ação.

PUBLICIDADE

Mescla de O Amuleto de Ogum (1975) com Vereda da Salvação (1964), numa paçoca saborosa, com tempero Sergio Leone, Reza a Lenda, longa-metragem de Homero Olivetto com estreia marcada para 21 de janeiro, está muito longe de ser o Mad Max udigrudi que seu trailer sugeria, surpreendendo por suas muitas ousadias. É, antes de tudo, o regresso de um filão 100% brasileiro, que mobilizou nossas telas entre as décadas de 1950 e 70, do Cinema Novo à Boca do Lixo, ligado ao ciclo do banditismo social nordestino, o cangaço: o dito "western macaxeira", "faroeste feijoada" ou nordestern. No caso, é um neonordestern: com bandidos de motoca na Caatinga e um Lampião formato Marlon Brando vivido por um Cauã Reymond mais maduro do que nunca (taciturno, ofegante, breve, mas preciso). Falta água e uma profecia diz que uma estatura santa, adorada como Bezerro de Ouro, pode fazer chover se espatifada: uma missão para o rebelde Ara (Cauã) e seus centauros de Yamaha. Salgada a tiros e peixeiras afiadas, a cartilha do nordestern está toda ali, conjugadinha com precisão de CDF. De um lado, tem pobres transformados em justiceiro pela inexistência de reforma agrária (ou melhor, hídrica) num Nordeste sedento; do outro, latifundiários que fazem do sadismo um esporte, como é Tenório, vivido por um Humberto Martins incorporado por um Trem Ruim que atua bem pacas. No meio, tem um floco de neve caramelizado em versão Lolita chamado Luisa Arraes (em cenas de nudez daquelas de causar abandono de lar) e tem Julio Andrade vivendo uma mistura de pajé, pai-de-santo, Zora Yonara e Highlander. Seu personagem é a chave bivolt para acender o termostato de duas tradições de nossa cinematografia.    

https://www.youtube.com/watch?v=eHi-lmQTkwI

Antes de tudo, o que é "western macaxeira" ou nordestern? O tio explica...

Nos anos 1960 e 70, fitas inspiradas pela cartilha clássica do faroeste americano, como Gregório 38 (1969) e Rogo a Deus e Mando Bala (1972), Pedro Canhoto, o Vingador Erótico (1973), trouxeram o vocabulário dos filmes de caubói para o Brasil, buscando imprimir malandragem e sensualidade locais ao Velho Oeste, recriado na geografia nacional. Apesar da essência caça-níqueis, esses longas testaram a potência épica do cinema nacional, provando ter lugar para pistoleiros estilizados em nosso imaginário. Corriam em paralelo às feijoadas os chamados Nordesterns ou filmes de cangaço, gerados a partir da memória do banditismo social, que geraram sucessos de bilheteria como O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto (que, segundo estimativas, foi assistido por 20 milhões pagantes mundo afora, tornando-se o longa de DNA brasileiro mais visto no planeta) e cults como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), ambos de Glauber Rocha.

Publicidade

Sem abrir mão de seu sotaque pop, Reza a Lenda fala essa língua do passado e o xamã Galego Lorde, encarnado por Julio Andrade, é a chave para a tradução para os nossos tempos. Tem nele um pouco do Beato vivido por Lídio Silva em Deus e o Diabo... mesmo nas cenas em que ele aparece de espadas Kill Bill na mão. Ele é o Antonio Conselheiro daquele Canudos fedido a charlatanismo: sua presença ancora o longa de Olivetto aos painéis sobre a fé desmedida (a fé para remediar a fome) nos filmes-discurso do cinemanovismo nacional. Ao mesmo tempo, com sua sensualização pecaminosa, Galego Lorde é uma greta escancarada para que se discuta os abusos da religião (pagã ou não). Todo o filme se digladia contra o cabresto do fanatismo a começar pela condição fervorosa de seu herói empoeirado, que, pelas vias do sexo, pode encontrar um colírio capaz de atenuar sua miopia trágica.

 

Embalado na trilha sonora do coletivo Instituto, Reza a Lenda é um cangaço HQ, uma tentativa de vivificar à moda deste nosso país a estética da ação. Sofre solavancos nos quebra-molas da expedição por um código mais comum aos gringos do que a nossos diretores, mas cria um espetáculo mais profundo do que parece. É um filme sobre o quanto a gente (às vezes) crê errado e sobre o saldo a pagar pelas velas acesas a divindades impuras. Olivetto tentou. Tentou bonito. Ponto pro moço.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.