Rodrigo Fonseca
14 de agosto de 2017 | 10h13
Maria Ribeiro galga um novo (e altíssimo) patamar entre as grandes atrizes brasileiras à frente do drama “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky: sábado em concurso em Gramado (fotos de Priscila Prade/ Divulgação)
Rodrigo Fonseca
Gramado abre as portas de seu 45º festival nesta sexta-feira dando um banho de descarrego em nossas miopias morais com a projeção de João, o Maestro, de Mauro Lima. No mesmo dia vem a esperada produção nacional de grife NetFlix O Matador, de Marcelo Galvão. Mas já no início da briga pelos Kikitos gramadenses, neste sábado, temos um dos filmes mais esperados do ano pelo circuito, que chega embalado por elogios conquistados no Festival de Berlim: o drama Como Nossos País, de Laís Bodanzky. Marcada para entrar em circuito no dia 31 de agosto, a produção foi eleita melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, onde encantou a plateia com a potência de autorrenovação de sua protagonista, Maria Ribeiro. Aqui abaixo, você confere o artigo que o P de Pop gerou ao sair da sessão do longa-metragem na capital alemã, em fevereiro.
Viagem no tempo – destino: Festival de Gramado, 2002. Noite de uma sexta de mestres: primeiro veio Edifício Master, de Eduardo Coutinho; depois, La Perdición de Los Hombres, do mexicano Arturo Ripstein; e, por fim, chegou por lá a cereja do bolo gaúcho, a comédia Separações, de Domingos Oliveira. Construída na lógica de ménage à trois – entre vida real, teatro e cinema – típica do (hoje octogenário) realizador, a love story entre um diretor e uma atriz que se separavam trazia em seu elenco uma força da natureza, que punha cada cena sua no bolso com seu jeitão falastrão de pombajira. Essa atriz era Maria Ribeiro, que, ainda não tão conhecida, era chamada de “a morena do Domingos”, não de um modo pejorativo, de ranço machista, mas sim como um indicativo de suas raízes.
Nos anos que se seguiram a “Morena do Domingos” foi a mulher (e depois ex-mulher) do Capitão Nascimento na franquia Tropa de Elite (2007-2010); dirigiu curta; rodou dois documentários (Domingos, sobre seu mestre nos palcos, e Los Hermanos – Esse é Só o Começo do Fim da Nossa Vida, sobre a banda homônima); botou as entranhas existenciais pra fora no palco, na (senhora) peça Deus é um DJ (2011); apresentou programas de TV; e passou a escrever crônicas.
E o tempo passa…
De volta para o presente – destino: Festival de Berlim, seção Panorama, 2017, e, de novo, é sexta… só que de manhã, e manhã fria. Era tipo 10h na sala Cinemax da capital alemã quando começou a projeção de Como Nossos Pais, exercício de roteiro dos mais vigorosos em termos de diálogos sobre aquele objeto pontiagudo que causa tétano chamado “amor”. Quem sobe ao palco do Cinemax, convocada pela alemãzona gatinha de cabelo encaracolado que comanda a Panorama, é a diretora Laís Bodanzky, realizadora cria da Retomada, conhecida por Bicho de 7 Cabeças (2000), levando no colo, em gesto de acalanto, o mais maduro de seus longas. E Maria Ribeiro está nele. Ou melhor, Maria Ribeiro é ele. Mas até a sessão começar, sob os auspícios cartesianos da alemãzona, a “morena do Domingos” atacava de making of ambulante, filmando a movimentação, enquadrando o microcosmo germânico via frestas.
Mas aí a luz apagou, subiram os créditos iniciais, Jorge Mautner entrou em cena, de ator, dizendo “sou dodói, mas tenho bom coração” e aí… Aí, malandro… a “morena do Domingos” fez jus ao seu nome de Maria e deu pra gente uma atuação feita das raspas e restos do que sobrou de uma mulher tornada bagaço de si mesmo pela desatenção. Temos em cena uma cidade meio nublada, onde de vez em quando chove (e bem), diante de uma câmera que se deixa fisgar por discussões com a sede de um peixe. Muito se fala em Como Nossos Pais, numa incontinência onde a câmera de Pedro J. Márquez brinca de estátua ora em “sequência-plano” (imobilidade), ora em “plano-sequência” (movimento sem corte), para olhar uma mulher que busca uma zona de tolerância para si – no fundo, essa é a marca autoral de Laís. Nos filmes dela, tem sempre alguém querendo um alívio, seja num baseado (como fazia Rodrigo Santoro no sempre citável Bicho de 7 Cabeças), seja numa gafieira para corações carentes (terra do monumental Chega de Saudade), seja num científico com hordas de hormônios em fúria (As Melhores Coisas do Mundo). Como é filme de autor, não vai ser diferente aqui com Rosa, a personagem vivida por Maria, que talvez encontrasse um abrigo quente num abraço. Mas, em tempos de baixa estima, abraço é aquele guarda-chuva que não abre em hora de tempestade.
No roteiro mais tchekoviano no cinema brasileiro recente, com declives e falésias morais típicos de Luiz Bolognesi (o scriptman fiel de Laís), Mautner é o Tio Vânia que vai dar a medida do isolamento de Rosa em relação a um país chamado felicidade. É mais ou menos assim: Rosa é uma aspirante a dramaturga obrigada a fazer bicos numa empresa de cerâmica para banheiros. Seu casamento com um antropólogo indigenista (Paulo Vilhena) virou Aveia Quaker; sua filha mais velha está que é birra só; sua irmã a considera careta; e seu pai, um artista plástico zureta (Mautner, um sol a cada cena), está cada vez mais cheio de dívidas. Para piorar, sua mãe (Clarisse Abujamra) dá a ela duas notícias que vão virar sua rotina do avesso. Melhor manter as duas em sigilo por enquanto. O filme conta por nós. Já já ele estreia.
A questão é: expelida do mínimo de certeza que tinha sobre si, Rosa cai da inércia e implode. É na implosão, sem deixar um resquício de excesso (um vomitoriozinho que seja), que Maria Ribeiro renasce para os cinemas, não mais como a coadjuvante que brinca de Pac-Man com as cenas, mas como protagonista, como uma estrela de fina estampa e alto quilate dramático, capaz de se posicionar entre as grandes atrizes do nosso cinema, ali onde estão Karine Teles (Riscado), Leandra Leal (Nome Próprio), Alice Braga (Cidade Baixa), Maeve Jinkings (Amor, Plástico e Barulho) e outras. Ela cresce, em especial, quando na companhia de um diretor-ator dotado de ferramental truffautiano, Felipe Rocha. Este entra na pele de um pretendente que pode servir de bálsamo para Rosa. Um quê de sensualidade e molecagem se amalgamam na interação desses dois atores, fazendo algo próximo daquilo que, no lugar comum mais lugar comum do nosso audiovisual, chamam de “cinema argentino”, ou seja, retratos afetivos onde a palavra é ação e onde a fúria de nossa latinidade perde a saturação em nome da leveza, seja ela um sinal de carência ou sinal de enlevo.
Brincando de Tchekov, Maria trafega da perplexidade à acomodação das feridas, sem jamais perder inquietude em seu olhar. E, à espreita dela, a direção de Laís pesa e dosa humor e dor em doses exatas de ambos. Diretora e atriz chegam a um lugar de graça, onde a primeira lapida sua autoralidade e a segunda conjuga com suas próprias desinências verbos que aprendeu nos filmes de Domingos: perder, cair, levantar e saber sorrir. E a Berlinale sorriu com ela.
Agora é a vez de ela brilhar em Gramado.
Eis a programação oficial do festival:
18 DE AGOSTO DE 2017 (sexta-feira)
13h30
Museu do Festival
Mostra Educavídeo
19h
Palácio dos Festivais
Longa Metragem de Abertura | JOÃO, O MAESTRO, de Mauro Lima (104’)
HOMENAGEM 45 ANOS FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO AOS GRAMADENSES
LMB | O MATADOR, de Marcelo Galvão (107′) *sessão com audiodescrição
19 DE AGOSTO DE 2017 (sábado)
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise | O MATADOR, de Marcelo Galvão (107′)
10h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
ENCONTRO DOS AGENTES DO SUL (SIAV)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
13h
Palácio dos Festivais
Sessão Mostra Gaúcha 01
TELENTREGA, de Roberto Burd (10’)
Sena, Os Fios em Prosa, de Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena (18’)
Cá com os meus Botões, de Murilo Bittencourt (15′)
Temporal, de Gabriel Honzik (13′)
Sob Águas Claras e Inocentes, de Emiliano Cunha (17′)
Luna 13, de Filipe Barros (17′)
10 Segundos, de Thiago Massimino (13′)
1947, de Giordano Gio (20’)
Secundas, de Cacá Nazario (16’)
Yomared, de Lufe Bollini (15’)
13h30
Museu do Festival
Mostra Educavídeo
14h
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Gramado apresenta
Caminhando no Gramado com a Água na Canela, de Dharma Slack e Vladimir Momberger (25’)
Era uma Vez no Sul – Um Salto ao Passado, de Otávio Machado e Norma Goldbeck (27’)
16h
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Gramado apresenta
Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil, de Márcia Schmidt e Rogerio Brasil Ferrari (80’)
CRERH Centro de Reabilitação Emanuel
Cinema nos Bairros
Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, de João Daniel Tikhomiroff (99’)
19h
Palácio dos Festivais
CMB | O ESPÍRITO DO BOSQUE, de Carla Saavedra Brychcy (15’)
LME | MIRANDO AL CIELO, de Guzmán García (78’)
TROFEU EDUARDO ABELIN | OTTO GUERRA
CMB |POSTERGADOS, de Carolina Markowicz (17’)
LMB | COMO NOSSOS PAIS, de Laís Bodanzky (106’)
20 DE AGOSTO DE 2017 (domingo)
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LME | Mirando al Cielo, de Guzmán García (78′)
LMB | Como nossos pais, de Laís Bodanzky (106′)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
11h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
MESA
O espaço do curta-metragem (SIAV/APTC)
13h
Palácio dos Festivais
Sessão Mostra Gaúcha 02
Cores de Bissau, de Mauricio Canterle (16′)
Gestos, de Alberto Goldim e Julia Cazarré (11’)
Solito, de Eduardo Reis (5’)
O Caçador de Árvores Gigantes, de Anttonio Pereira (10)
Bicha Camelô, de Wagner Previtali (16’49”)
Kátharsis, de Mirela Kruel (18’)
Mãe dos Monstros, de Julia Zanin de Paula (8’40”)
Através de Ti, de Diego Tafarel (16’11”)
13h30
Museu do Festival
Mostra Educavídeo
15h
Museu do Festival
Canadá | Programa 1 (42’)
Snow Cat (O gato da neve), 1998, Sheldon Cohen, 22’58”
Christopher Changes his Name (Christopher muda o seu nome), 2000, Cilia Sawadogo, 6’30”
The Cora Player, 1996, Cilia Sawadogo, 7’05”
The Tournament, 1995, Francine Desbiens, 6’31”
Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver (Linha Nova Gramado)
Cinema nos Bairros
Um Tio Quase Perfeito, de Pedro Antonio (96’)
15h30
Palácio dos Festivais
Mostra Homenagem 45 – Homenagem a Jean Thomas
Until the birds return, de Karim Moussaoui(115’)
19h
Palácio dos Festivais
CMB | MEDICO DE MONSTRO, de Gustavo Teixeira (11’)
CMB | A GIS, de Thiago Carvalhaes (20′)
LMB | AS DUAS IRENES, de Fabio Meira (90′)
HOMENAGEM 45 | GAUCHOS
Premiação Mostra Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos
00h
Hotel Laghetto
Festa Oficial dos Curtas
21 DE AGOSTO DE 2017 (segunda-feira)
9h
Palácio dos Festivais
Mostra Infantil
Otto Guerra apresenta: O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande)
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LMB | As duas Irenes, de Fabio Meira (90′)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
14h
Palácio dos Festivais
Mostra Homenagem 45
Paulo Autran – O Senhor dos Palcos, de Marco Abujamra (82′)
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Gaúcha
Todos, de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa (80’) *sessão com audiodescrição, libras e legendas descritivas
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
Assembleia geral da Abraccine com eleição da nova diretoria
15h
Museu do Festival
CANADÁ| Programa 2 (41’)
Ludovic – The Snow Gift (Ludovic, o presente da neve), 2001, Co Hoedeman, 14’24”
The Sand Castle (O castelo de areia), 1977, Co Hoedeman, 13’12”
Roses Sing on New Snow (As rosas cantam na neve fresca), 2002, Yuan Zhang, 7’04”
From Far Away (De longe), 2000, Shira Avni/Serene El-haj Daoud, 6’39”
EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande)
Cinema nos Bairros
Filmes Educavideo
16h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
MESA
Cinema e Preservação com Alice Gonzaga, Dani Schmitt – Museu do Festival e Cinemateca Capitólio
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Gaúcha
O Caso do Homem errado, de Camila de Moraes (77’)
18h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate Mostra Gaúcha
19h
EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande)
Cinema nos Bairros
Até que a Sbórnia nos Separe, de Otto Guerra (93′)
Palácio dos Festivais
CMB | CAMINHO DOS GIGANTES, de Alois Di Leo (12′)
LME | LOS NIÑOS, de Maite Alberdi (82’)
HOMENAGEM 45 | PAULO AUTRAN (in memorian)
HOMENAGEM 45 | Lucy e Luiz Carlos Barreto
CMB | O QUEBRA CABEÇA DE SARA, de Allan Ribeiro (10′)
LME | X500, de Juan Andrés Arango (108’)
22 DE AGOSTO DE 2017 (terça-feira)
9h
EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura
Cinema nos Bairros
Filmes Educavideo
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LME | Los niños, de Maite Alberdi (82)
LME | X500, de Juan Andrés Arango (108’)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
14h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
MESA
50 anos do encontro de Viña del Mar – Utopia vigente do Cinema Latino Americano com Alquimia Peña e Pedro Zurita
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Gaúcha
Som sem sentido, Gabriela Bervian (52’)
Liga dos Canelas Pretas, de Antônio Carlos Textor (26’)
Palácio dos Festivais
Mostra Homenagem 45
Desarquivando Alice Gonzaga, de Betse de Paula (80′)
15h
Museu do Festival
CANADÁ | Programa 3(40’)
The Tender Tale of Cinderella Penguin (O conto da Cinderela Pinguim), 1981, Janet Perlman, 9’57”
The Cat Came Back (O gato voltou), 1988, Cordell Barker, 7’37”
Whenthe Dust Settles (Quando o pó baixa), 1997, Louise Johnson, 7’11”
Lights for Gita (Luzes para Gita), 2001, Michel Vo, 7’34”
The Owlwho Married a Goose: An Eskimo Legend (A coruja que se casou com um ganso), 1974, Caroline Leaf, 7’38”
EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
16h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
LIVRO
Lançamento do Livro “Road Book del Cine Latinoamericano” de Pedro Zurita
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Gaúcha
Substantivo Feminino, de Daniela Sallet e Juan Zapata (62’)
18h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate Mostra Gaúcha
19h
EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura
Cinema nos Bairros
Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, de João Daniel Tikhomiroff (99’)
Palácio dos Festivais
CMB | TELENTREGA, de Roberto Burd (11′)
LME | SINFONÍA PARA ANA, de Virna Molina e Ernesto Ardito (119′)
HOMENAGEM 45 | Alice Gonzaga
CMB | SAL, de Diego Freitas (15’) *sessão com audiodescrição
LMB | A FERA NA SELVA, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel (83′) *sessão com audiodescrição
23 DE AGOSTO DE 2017 (quarta-feira)
9h
EMEF Presidente Vargas
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
Palácio dos Festivais
Mostra Infantil
Sobre Rodas, de Mauro D’Addio (73’)
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LME | Sinfonia para Ana, de Virna Molina e Ernesto Ardito
(119’)
LMB | Fera na Selva, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel (83’)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
MESA
Lançamento Escritório de Negócios APL | Assinatura APL Audiovisual (FUNDACINE)
14h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
LIVRO
Lançamento “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro”, lançamento da Abraccine com organização de Ivonete Pinto e Orlando Margarido
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Festivais Convidados
Punta del Este: Santa y Andrés, de Carlos Lechuga? (105’)
Palácio dos Festivais
Mostra Homenagem 45
Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga (113’)
15h
EMEF Presidente Vargas
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
Museu do Festival
CANADÁ | Programa 4 (41’)
Dinner for Two (Jantar para dois), 1996, Janet Perlman, 7’18”
The Magic ofAnansi (A mágica de Anansi), 2001, Jamie Mason, 6’51”
WithGrandma (Com vovó), 1999, Françoise Hartmann, 9’23”
How Dinosaurs Learned to Fly (Como os dinossauros aprenderam a voar), 1995, Munro Ferguson, 5’58”
Christopher, please clean up your room! (Christopher, por favor, arruma o seu quarto!), 2001, Vincent Gauthier, 6’58”
EveryChild (Toda criança), 1979, Eugene Fedorenko, 6’13”
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
LIVRO
Livro “Hablemos de Cine (Antología) Vol. 1, dedicado al cine de Perú y A. Latina” de Isaac Leon e Federico de Cárdenas.
16h
Sala Diamante – Hotel Serra Azul
MESA
As mulheres na crítica de cinema do Brasil (ACCIRS)
Teatro Elisabeth Rosenfeld
GRAMADO E BIENAL DO MERCOSUL
Becoming Bulletproof, de Michael Barnett (80’)
19h
EMEF Presidente Vargas
Cinema nos Bairros
Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, de João Daniel Tikhomiroff (99’)
Palácio dos Festivais
CMB | CABELO BOM, de Swahili Vidal (15′)
LME | EL SERENO, de Oscar Estéves e Joaquín Mauad (89′)
TROFEU CIDADE DE GRAMADO | Antônio Pitanga
CMB | #FEIQUE, de Alexandre Mandarino (20′)
LMB | PELA JANELA, de Caroline Leone (84′)
24 DE AGOSTO DE 2017 (quinta-feira)
9h
EMEF Maximiliano Hahn
Cinema nos Bairros
Filmes Educavideo
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LME | El Sereno, de Oscar Estéves e Joaquín Mauad (89′)
LMB | Pela Janela, de Caroline Leone (84′)
10h
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Desafios Ancine & BRDE, Débora Ivanov e Luiz Noronha
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Financiando e produzindo com o Canada?, Raphae?lle Lapierre-Houssian, Adam Till e Monica Aguirre
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Canal Brasil e o cinema brasileiro, Paulo Mendonc?a
14h
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Cinema, TV & Games: efeitos visuais – hub do Canada?, Ranz Ranzenberger e Rodrigo Assaf
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Festivais Convidados
Mar del Plata: Subte Polska, de Alejandro Magnone (98’)
Palácio dos Festivais
Mostra Homenagem 45
Oswaldo Massaini – Uma paixão pelo Cinema, de Aníbal Massaini (100’)
15h
EMEF Maximiliano Hahn
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
Museu do Festival
CANADÁ | Programa 5 (41’)
La Salla, 1996, Richard Condie, 8’11”
Strings (Cordas), 1991, Wendy Tilby, 10’18”
Bob’s Birthday (O aniversário de Bob), 1993, Alison Snowden/David Fine, 12’18”
The Street (A rua), 1976, Caroline Leaf, 10’12”
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Filmando com realidade virtual, Ricardo Laganaro
16h
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Criando histo?rias e personagens, Michael Baser e Patricia Emi?dio
Teatro Elisabeth Rosenfeld
GRAMADO E BIENAL DO MERCOSUL
Through a Lens Darkly, de Thomas Allen Harris (92’)
19h
EMEF Maximiliano Hahn
Cinema nos Bairros
Um Tio Quase Perfeito, de Pedro Antonio (96’)
Palácio dos Festivais
CMB | MÃE DOS MONSTROS, de Julia Zanin de Paula (9′)
LME | LA ULTIMA TARDE, de Joel Calero (81′)
HOMENAGEM 45 | Oswaldo Massaini (in memorian)
TROFEU KIKITO DE CRISTAL | Soledad Villamil
CMB | O VIOLEIRO FANTASMA, de Wesley Rodrigues (7′)
LMB | BIO, de Carlos Gerbase (105′)
25 DE AGOSTO DE 2017 (sexta-feira)
9h
EMEF Senador Salgado Filho
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES WORKSHOPS – GRAMADO FILM MARKET
Workshop Roteiro para se?ries, Adam Till, Michael Baser
Workshops Autodesk Smoke/Flame, Ranz Ranzenberger
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LME | La ultima tarde, de Joel Calero (81′)
LMB | BIO, de Carlos Gerbase (105′)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
12h
Hotel Serrano
Feijoada
13h
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Cinema brasileiro ontem & hoje, com Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues
14h
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra Festivais Convidados
Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Habana
Palácio dos Festivais
Mostra Conexões GFM | PAÍS HOMENAGEADO – CANADÁ
Todo Grão de Arroz (Every Grain of Rice), de CAROL NGUYEN (7’)
Como você pronuncia Pho? (How Do You Pronounce Pho?) de CAROL NGUYEN (5’)
Desarraigado (Uprooted), de CAROL NGUYEN (5’)
SPEED SISTERS, de AMBER FARES (81’)
Debate: Mulheres do audiovisual, Carol Nguyen e Amber Fares
Encerramento com a presença do Embaixador do Canada?, Riccardo Savone.
Hotel Serra Azul
CONEXO?ES PAINE?IS – GRAMADO FILM MARKET
Cinema brasileiro ontem & hoje, Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues
15h
EMEF Senador Salgado Filho
Cinema nos Bairros
Filmes Educavídeo
Museu do Festival
CANADÁ | Programa 6 (41’)
Village of Idiots (A vila dos bobos), 1999, Eugene Fedorenko/Rose Newlove, 13’
Strange Invaders (Invasores estranhos), 2001, Cordell Barker, 8’27”
George and Rosemary (George e Rosemary), 1987, Alison Snowden/David Fine, 8’48”
What on Earth! (A terra é habitada!), 1996, Les Drew/KajPindal, 9’35”
16h
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Mostra País Convidado – Itália
In Guerra per Amore, de Pierfrancesco Diliberto (99’)
19h
EMEF Senador Salgado Filho
Cinema nos Bairros
Até que a Sbórnia nos Separe, de Otto Guerra (93′)
Palácio dos Festivais
CMB | TAILOR, de Calí dos Anjos (10′)
LME | PINAMAR, de Federico Godfrid (84′)
TROFEU OSCARITO | Dira Paes
CMB | OBJETO/SUJEITO, de Bruno Autran (11′)
LMB | VERGEL, de Kris Niklison (86′)
26 DE AGOSTO DE 2017 (sábado)
9h30
Teatro Elisabeth Rosenfeld
Reprise
LME | Pinamar, de Federico Godfrid (84’)
LMB | Vergel, de Kris Niklison (86’)
10h30
Sala de Debates – Hotel Serra Azul
DEBATE
Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior.
11h
Museu do Festival
Otto Guerra
O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)
13h30
Museu do Festival
Mostra Educavídeo
15h
Museu do Festival
CANADÁ |Programa 7 (42’)
Under the Weather (De molho), 1997, Tali, 6’10”
DivineFate (Destino divino), 1993, IshuPatel, 10’45”
The Endofthe World in Four Seasons (O fim do mundo em quatro estações), 1995, Paul Driessen, 12’57”
Frank the Wrabbit, 1998, John Weldon, 9’06”
M.C. Escher: Sky and Water (M.C. Escher: céu e agua), 1998, Gayle Thomas, 3’25”
21h
Palácio dos Festivais
Noite de Premiação dos filmes da mostra competitivas de longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros e curtas-metragens brasileiros.
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