PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De antena ligada nas HQs, cinema-pipoca, RPG e afins

Furacão Tiefenthaler nas telas

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:
Cena do novo longa-metragem de Marcelo Santiago, produzido pela LC, de Lucy, Paula e Luiz Carlos Barreto  Foto: Estadão

Rodrigo FonsecaTá chegando ao fim a larica total...mente justificada que o cinema brasileiro sente com a ausência de Paulo Tiefenthaler das telonas: dia 29, essa força da natureza em forma de finapicardia volta aos cinemas com "A mulher do meu marido". Há três anos, com "O roubo da taça", ele conquistou o Kikito de melhor ator em Gramado, o que jogou seu cacife e sua polpuda popularidade ainda mais alto. Agora, nas veredas da comédia de costumes, num "Pão, amor & fantasia" à moda mezzo carioca, mezzo argentina, Tiefenthaler depura seus dotes para a gargalhada numa autópsia em corpo vivo da moral conjugal. Seu novo longa-metragem, produzido pela LC Barreto e dirigido por Marcelo Santiago (do provocativo "Vampiro 40º"), é uma cartografia de afetos fraturados. Nele, Joana (Luana Piovani) sabe que seu marido Pedro (papel de Tiefenthaler) é infiel, mas não se importa e acredita viver um casamento feliz. Ele tem um relacionamento proibido com Pilar (Aylin Prandi), que é casada com Martin (Francisco Andrade). Até que Joana conhece Martin e também passa a se relacionar com ele. O quatrilho em questão renderá vexames, confusões e uma ciranda de risos. Uma das iguarias centrais desse cardápio de diversão, Tiefenthaler fala sobre suas escolhas profissionais e sobre seus planos para o amanhã.

PUBLICIDADE

Qual é a moral que ronda os personagens de "A mulher do meu marido" e de que maneira os códigos de comportamento afetivo do filme refletem as discussões de gênero dos novos tempos?Paulo Tiefenthaler: Os personagens do filme vivem a moral dos bons costumes da sociedade burguesa comum brasileira: estudar, trabalhar, ter uma família, se dedicar a família, cuidar da saúde e assim viver até morrer. Mesmo a traição, que está neste pacote, faz parte do jogo tradicional. A surpresa está na quebra desse paradigma, por um dos personagens que possibilita a história do filme reagir para um final que propõe um novo caminho. Há um novo paradigma. É nesse caminho do amor verdadeiro, mostrando a sua força, que o filme reflete, do seu jeito, a tolerância e aceitação de novos caminhos possíveis na relação humana, na aceitação da liberdade e felicidade do outro.Que espaço essa produção dá pro seu humor e de maneira o teu personagem te dá espaço pro improviso, pra reinvenção?Paulo Tiefenthaler: Esse personagem, o obstetra Pedro, é um pai correto e um marido bem-sucedido. Isso me levou a uma interpretação contida em comparação às minhas atuações anteriores, mais histriônicas. Minha atuação é bem realista buscando o drama comum do dia a dia, com momentos engraçados por conta da situação e menos pela interpretação. Improvisos foram raros, pois os diálogos estavam bem ajustados. Só um ou outro improviso pude fazer.Há três anos o cinema te deu um Kikito, em retorno a uma atuação memorável em "O roubo da taça". O que o prêmio te abriu de espaço de reflexão sobre sua própria carreira, sobre o humor que você vem lapidando de "Larica Total" até hoje?Paulo Tiefenthaler: Quando eu não quis mais continuar com o projeto "Larica Total", pra mim ficou claro que escolhi não fazer a minha carreira com um único personagem. O personagem desse programa era tipo um Chaves: poderia fazê-lo por trinta anos, o que não combinava em nada com meus anseios artísticos. Eu vinha do teatro e queria uma carreira como ator, não digo nem comediante, mas como ator de drama e, obviamente, de comédia também. Eu quis mostrar ao mercado e aos fãs do extinto programa que eu não era só aquilo, pois muita gente achava que era um reality show, o que, na época, foi maravilhoso. Mas, depois, veio a exaustão. Saí fora. O Kikito de Melhor Ator em Gramado, quatro anos depois, foi a coroação após escolher a volta aos personagens variados e a carreira de ator dramático, mesmo que fosse um roteiro engraçado. Hoje, começo a abrir de novo as portas do comediante com um novo projeto que estou escrevendo. Uma volta à anarquia que me consagrou sete anos atrás.

https://cultura.estadao.com.br/blogs/p-de-pop/gramado-cura-sua-larica-com-o-humor-de-paulo-tiefenthaler/

O que as tuas raízes teatrais te deixaram florescer nas experiências no cinema e na TV? Paulo Tiefenthaler: Sempre admirei no teatro as interpretações nada contidas que eu iria aprender mais tarde no cinema, principalmente. No cinema brasileiro, tem uma interpretação que amo até hoje, que é a do Paulo Autran em "Terra em Transe", do Glauber Rocha, assim como do Jardel Filho no mesmo filme. Mas aquilo que o Autran faz no filme foi pra mim o encontro do teatro com o cinema. A coroação de Porfírio Diaz (Paulo Autran) mudou minha vida e eu só queria fazer cenas assim. Levei bons anos pra aprender o "menos é mais" e para entender o close do cinema e da TV. O teatro me deu a intimidade com a profissão.Que novos cardápios esperar de você? Paulo Tiefenthaler: Estreio esse ano como diretor e produtor de série de televisão com o projeto que eu criei: "Perdido", uma dramédia de treze episódios de 25 min. Co-produzi, co-dirigi, co-escrevi e co-protagonizei e estreia fim do ano no Canal Brasil. Será uma volta à grade do canal após o projeto "Larica Total". Em 2017, cheguei a ter uma experiência com eles, no novo canal do youtube da emissora, com vídeos que gravava no celular e falava da vida, até meio seco. Muitas pessoas se decepcionaram, mas gostei de fazer. Chamava "Tiefentalks" e está lá no youtube do Canal Brasil. Talvez volte a fazer algo parecido no meu canal. O que vem por aí é a reestreia de um musical político que escrevi em 2017, com novo texto e talvez novo título. É um programa de comédia com novo personagem no youtube e terminando de escrever uma nova série pra TV. Quero voltar com força total pro teatro. Mas não quero dar detalhes, mas vou apresentar. Vou falar dele quando estiver pronto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.