Brasil volta ao Lido para o 78º Festival de Veneza

Brasil volta ao Lido para o 78º Festival de Veneza

Rodrigo Fonseca

26 de julho de 2021 | 07h41

Rodrigo Fonseca
Duas produções brasileiras integram a seleção do Festival de Veneza 2021, agendada de 1º a 11 de setembro, no Lido, e anunciada esta manhã, repleta de cineastas autorais: o curta-metragem “Ato”, de Barbara Paz (premiada por lá, em 2019, com seu .doc sobre o diretor Hector Babenco), e o longa-metragem “7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto. Este último faz parte de uma nova seção, Orizzonti Extra, que disputa prêmios do júri popular. Na disputa pelo Leão de Ouro, que será aberta por um Almodóvar inédito, com Penélope Cruz, há um time de prestígio, com inéditos de Jane Campion, Paul Schrader e Paolo Sorrentino, além do esperado “Spencer”, com Kristen Stewart.

Concorrentes ao Leão de Ouro de 2021
“Mona Lisa and the Blood Moon,” Ana Lily Amirpour
“Un Autre Monde,” Stephanie Brize
“The Power of the Dog,” Jane Campion
“America Latina,” Damiano D’Innocenzo and Fabio D’Innocenzo
“L’Evenement,” Audrey Diwan
“Official Competition,” Gaston Duprat and Mariana Cohn
“Il Buco,” Michelangelo Frammartino
“Sundown,” Michel Franco
“Illusions Perdues,” Xavier Giannoli
“The Lost Daughter,” Maggie Gyllenhaal
“Spencer,” Pablo Larrain
“Freaks Out,” Gabrielle Mainetti
“Qui Rido Io,” Mario Martone
“On the Job: The Missing 8,” Erik Matti
“Leave No Traces,” Jan P. Matuszynski
“Captain Volkonogov Escaped,” Natasha Merkulova and Aleksey Chupov
“The Card Counter,” Paul Schrader
“The Hand of God,” Paolo Sorrentino
“Reflection,” Valentyn Vasyanovych
“La Caja,” Lorenzo Vigas

Jane Campion nas filmagens de “Power of the Dog”

Fora de competição (ficção):
“Il Bambino Nascosto,” Roberto Ando (closing film of the festival)
“Les Choses Humaines,” Yvan Attal
“Ariaferma,” Leonardo di Costanzo
“Halloween Kills,” David Gordon Green
“La Scoula Cattolica,” Stefano Mordini
“Old Hnery,” Potsy Ponciroli
“The Last Duel,” Ridley Scott
“Dune,” Denis Villeneuve
“Last Night in Soho,” Edgar Wright
“Scenes From a Marriage” (Episodes 1-5), Hagai Levi

Fora de Competição (Docs)
“Life of Crime 1984-2020,” Jon Alpert
“Tranchees,” Loup Bureau
“Viaggio Nel Crepuscolo,” Augusto Contento
“Republic of Silence,” Diana el Jeiroudi
“Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song,” Daniel Geller and Dayna Goldfine
“Deandre#Deandre Storia Di Un Impiegato,” Roberta Lena
“Django and Django,” Luca Rea
“Ezio Bosso. Le Cose Che Restano,” Giorgio Verdelli

“Spencer”

Fora de Competição (Projeções Especiais)
“Le 7 Giornate di Bergamo,” Simona Ventura
“Il Cinema Al Tempo del Covid,” Andrea Segre

Fora de Competição (Curtas)
“Plastic Semiotic,” Radu Jude
“The Night,” Tsai Ming-Liang
“Sad Film,” Vasili (Pseudonym)

Horizons/Orizzonti
“Les Promesses,” Thomas Kruithof
“Atlantide,” Yuri Ancarani
“Miracle,” Bogdan George Apetri
“Pilgrims,” Laurynas Bareisa
“Il Paradiso Del Pavone,” Laura Bispuri
“The Falls,” Chung Mong-Hong
“El Hoyo en la Cerca,” Joaquin Del Paso
“Amira,” Mohamed Diab
“A Plein Temps,” Eric Gravel
“107 Mothers,” Peter Kerekes
“Vera Dreams of the Sea,” Kaltrina Krasniqi
“White Building,” Kavich Neang
“Anatomy of Time,” Jakrawal Nilthamrong
“El Otro Tom,” Rodrigo Pla and Laura Santullo
“El Gran Movimiento,” Kiro Russo
“Once Upon a Time in Calcutta,” Aditya Vikram Sengupta
“Rhino,” Oleg Sentsov
“True Things,” Harry Wootliff
“Inu-Oh,” Yuasa Masaaki

Horizons/Orizzonti Extra
“Land of Dreams,” Sherin Neshat and Shoja Azari
“Costa Brava,” Mounia Akl
“Mama, I’m Home,” Vladimir Bitokov
“Ma Nuit,” Antoinette Boulat
“La Ragazza Ha Volato,” Wilma Labate
“7 Prisoners,” Alexandre Moratto
“The Blind Man Who Did Not Want to See Titanic,” Teemu Nikki
“La Macchina Delle Immagini di Alfredo C.,” Roland Sejko

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.