PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De antena ligada nas HQs, cinema-pipoca, RPG e afins

Bonde do Brasil em circuito nas telas

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:
"Marte Um" é uma das expressões autorais do cinema mineiro contemporâneo  

Rodrigo Fonseca Há onze longas-metragens brasileiros em cartaz no circuito exibidor carioca neste momento, numa safra das potentes e diversas que vivemos desde o início da pandemia, redesenhando nossas formas de representar o país, a partir de expressões de decolonização e de combate ao sexismo, com novas vozes se firmando na direção. No IMS carioca, ainda rola um regresso de "No Coração do Mundo", de Maurílio e Gabriel Martins, no sábado e no domingo, às 15h30. A volta de Ana Carolina Teixeira Soares aos écrans, após um hiato de oito anos sem lançar nada, já é um motivo de júbilo, que se amplia com a sofisticação política do roteiro de "Paixões Recorrentes". E há todo o debate sobre os modos de viver no Brasil aberto pelo delicado "Marte Um", do já citado Gabriel Martins, retratando a força do cinema mineiro. Se não bastasse, ainda temos um thriller de ação explosivo: "Cano Serrado", de Erik de Castro, que faz um réquiem para Rubens Caribé, morto em julho. Na segunda, às 2h30, ainda vai rolar um resgate de "Amor Maldito", de Adélia Sampaio, no Estação NET Botafogo. Confira a seguir a lista de produções em circuito:SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS, de Fábio Leal PLUFT, O FANTASMINHA, de Rosane Svartman MARTE UM, de Gabriel Martins PAIXÕES RECORRENTES, de Ana Carolina O DEBATE, de Caio Blat ASSALTO NA PAULISTA, de Flávio Frederico O PALESTRANTE, de Marcelo Antunez PAPAI É POP, de Caito Ortiz 45 DO SEGUNDO TEMPO, de Luiz Vilaça CANO SERRADO, de Erik de Castro MEU ÁLBUM DE AMORES, de Rafael Gomes

Uma montagem visceral alimenta "Seguindo Todos os Protocolos" Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Na semana que vem, rola "De Repente Drag", de Rafaela Gonçalves; "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles; "Maria, Ninguém Sabe Quem Sou Eu", de Carlos Jardim; "Os Ossos da Saudade", de Marcos Pimentel; e "Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz", de Gustavo Fernández.

p.s.: Na madrugada de sexta pra sábado, a Globo exibe "Besouro Verde" (2011), de Michel Gondry, com Seth Rogen.

p.s.2: Neste domingo, às 23h, a TV Brasil exibe o documentário "Mussum, Um Filme do Cacildis" (2019), de Susanna Lira. O documentário apresenta a trajetória do comediante e sambista Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994), o Mussum, por diferentes ângulos. O longa revela facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa humorístico "Os Trapalhões" e por sua carreira nos Originais do Samba.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.