Foto do(a) blog

De antena ligada nas HQs, cinema-pipoca, RPG e afins

A majestosidade de 'Dunkirk' em tamanho GG no Shell Open Air

PUBLICIDADE

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:
"Dunkirk", sábado no Shell Open Air: a retirada dos soldados ingleses de um mar de ódio na II Guerra é revisitada pelo esplendor sinestésico de Christopher Nolan, gênio da direção  Foto: Estadão

Rodrigo Fonseca Objeto de estudo do livr(aç)o The Cinema of Christopher Nolan - Imagining the Impossible, o cineasta inglês mais controverso dos últimos 20 anos terá seu filme mais recente, Dunkirk, submetido a uma experiência radical neste sábado, no Rio de Janeiro: testar sua sinestesia na extensão agigantada da telona do Shell Open Air. A sessão esta noite é às 20h, seguido por O Grande Lebowski (1998) às 23h. Reconstituição ficcional de um dos conflitos mais sangrentos da II Guerra Mundial, o longa-metragem de Nolan ganhou os Oscars de melhor montagem, edição de som e mixagem. Sua bilheteria: US$ 525 milhões.

PUBLICIDADE

Embora tenha em seu elenco medalhões como Kenneth Branagh e Mark Rylance, coadjuvando os feitos heróicos de Tom Hardy (o novo Mad Max), esta superprodução centrada no combate das tropas aliadas com uma ofensiva alemã no nordeste francês, que resultou em 100 mortes, tem como real chamariz a mítica em torno de seu diretor. Responsável por sucessos de bilheteria como A Origem (2010), Nolan mudou os rumos do cinema de super-heróis com a trilogia Batman (2005-2012) protagonizada pelo galês Christian Bale e ainda se arriscou a fazer filosofia com o ontológico sci-fi Interestelar (2014). Há quem confunda seu arrojo com pretensão e prepotência, o que lhe valeu antipatizantes ferozes. "Venho da Literatura, pois me formei em Letras por sugestão de meu pai, de que eu, vindo de uma classe média pobre, em um país cheio de conflitos econômicos, tivesse uma profissão mais segura, como a de professor, antes de se envolver no cinema", disse o diretor durante uma masterclass na Croisette, no início do Festival de Cannes, em maio. "Acredito na força dos sentidos. No cinema, a música tem um papel crucial: trilha funciona como um relógio que dita o ritmo dos acontecimentos".

Esta produção de US$ 150 milhões começa brusca e acaba assim... num estalo... em sua recriação da batalha de Dunquerque, ocorrida de 25 de maio a 4 de junho de 1940, e vista por muitos historiadores como uma espécie de prólogo para a ofensiva inglesa nos fronts antinazistas. Seu desafio era usar o ambiente do confronto entre os Aliados e o Eixo para ir além das convenções do gênero "filme de guerra" e produzir um protótipo de pura e vívida invenção narrativa, no qual a cinemática fosse soberana. Deu certo, propiciando o mais ousado trabalho de sua carreira como realizador, no qual põe a ação física num pedestal de nobreza, evitando diálogos e dispensando protagonismos.

 Foto: Estadão

Numa antiga entrevista coletiva, da qual o P de Pop foi ouvinte, ele deu deixas da busca estética que move o filme, em sua evasão ultrarromântica espacial e temporal. "Mesmo quando eu saio de ambientes urbanos e vou para locais fictícios ou para outros mundos, eu busco, em termos plásticos, oferecer à plateia um universo que pareça bem perto de qualquer um de nós, que pareça real", disse Nolan. "Não dialogo com a ficção científica buscando o limite entre fato real ou ilusão. Eu quero é fazer o espectador ver os patrimônios universais da condição humana, como o sonho, como a ideologia".

Em Dunkirk, a sala de cinema se torna uma trincheira viva, da qual se pode ouvir os ruídos (no horizonte mais distante) dos aviões germânicos. Resfolego bem parecido se dá na sequência na qual um piloto do Reino Unido, caído no mar, luta contra a água salgada que invade seu teco-teco naufragado, incapaz de abrir a janela que o cobre. É um clima de pânico generalizado, de exasperação, que invade o écran já nos minutos iniciais, na qual o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) tenta pular um muro, fugindo dos asseclas de Hitler em seu encalço. Tudo é tensão.  "Gosto quando me classificam como um diretor de filmes de ação pelo que posso fazer com a física do cinema", disse Nolan nos tempos da trilogia Batman. "Mas sou do tipo de realizador que faz filmes de ação que capazes de levar a plateia pensar, para gerar algo além da catarse, algo que incomode".

Publicidade

Quase não se fala no filme, pois a guerra fala por si, galvanizada pela trilha sonora de Hans Zimmer e pela fotografia de Hoyte Van Hoytema, que tornam Dunkirk algo incomparável como espetáculo entre todos os filmes lançados em 2017 até aqui. Vale um destaque para a atuação de Kenneth Brannagh na farda de um comandante que aguarda a retirada das tropas inglesas. Interpretação memorável num filme que tende a ficar ainda mais possante na tela do Shell Open Air. Sua programação se encerra neste domingo com A Noviça Rebelde (1965).

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.