RODRIGO FONSECA
Enfrentamos tempos de ressaca política no país, mas, nem por isso, o júri do 49º Festival de Brasília deixou-se levar por ventos com cheiro de chumbo e optou por premiar a doçura, elegendo como melhor filme de sua seleção de 2016 um ensaio sobre o desterro e sobre a pertença (seja geográfica, seja existencial): venceu A Cidade Onde Envelheço, de Marília Rocha. Feliz escolha! Trata-se de uma ponte aérea Lisboa-Belo Horizonte, na qual duas portuguesas se reencontram no Brasil em dias onde terão a mútua tolerância testada. Exibida com elogios na Europa, nos festivais de San Sebastián e de Roterdã, a produção levou ainda os Candangos de melhor atriz (dado à dupla lusitana Elisabete Francisca e Francisca Manuel), de melhor ator coadjuvante (Wederson Neguinho) e, ainda, o prêmio de direção - num gesto um tanto injusto dos jurados, de não valorizar a dissociação entre esta categoria e a de melhor longa. Ok! Marília, desde Aboio (2005), carrega uma força criativa única neste país entre os nossos realizadores. Porém, a conquista do galardão principal já deixava isso claro. Mas... Perdeu-se a chance de dar o devido relevo a um filme singular no Brasil de hoje - Deserto, de Guilherme Weber, restrito a um troféu de melhor direção de arte -, mas coroou-se a ousadia glauberiana de O Último Trago, dirigido por integrantes do coletivo cearense Alumbramento, com láureas nos quesitos fotografia, montagem e atriz coadjuvante (Samya de Lavor). Confia a lista total de vencedores:
PRÊMIOS OFICIAIS
FILME DE LONGA-METRAGEM
Melhor Filme de longa-metragem - R$ 100 mil
A cidade onde envelheço, de Marília Rocha
Melhor Direção - R$ 20 mil
Marília Rocha, por A cidade onde envelheço
Melhor Ator - R$ 10 mil
Rômulo Braga, por Elon não acredita na morte
Melhor Atriz-R$ 10 mil
Elisabete Francisca e Francisca Manuel, por A cidade onde envelheço
Melhor Ator Coadjuvante - R$ 5 mil
Wederson Neguinho, por A cidade onde envelheço
Melhor Atriz Coadjuvante - R$ 5 mil
Samya de Lavor, por O último trago
Melhor Roteiro - R$ 10 mil
Davi Pretto e Richard Tavares, por Rifle
Melhor Fotografia - R$ 10 mil
Ivo Lopes, por O último trago
Melhor Direção de Arte - R$ 10 mil
Renata Pinheiro, por Deserto
Melhor Trilha Sonora - R$ 10 mil
Pedro Cintra, por Vinte anos
Melhor Som - R$ 10 mil
Marcos Lopes e Tiago Bello, por Rifle
Melhor Montagem - R$ 10 mil
Clarissa Campolina, por O último trago
Prêmio Especial do Júri Oficial:
Pelo rigor na abordagem e contextualização de uma tragédia brasileira que dura séculos, pela emoção no desenho de uma etnia espoliada e desterritorializada, tema da curadoria desse festival, o prêmio especial vai, por unanimidade, para
Filme: Martírio, de Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita
FILME DE CURTA OU MÉDIA-METRAGEM
Melhor Filme de curta ou média metragem - R$ 30.000,00
Quando os dias eram eternos, de Marcus Vinicius Vasconcelos
Melhor Direção - R$ 10.000,00
Fellipe Fernandes, por O delírio é a redenção dos aflitos
Melhor Ator - R$ 5.000,00
Renato Novais Oliveira, por Constelações
Melhor Atriz - R$ 5.000,00
Lira Ribas, por Estado Itinerante
Melhor Roteiro - R$ 5.000,00
Fellipe Fernandes, por O delírio é a redenção dos aflitos
Melhor Fotografia - R$ 5.000,00
Ivo Lopes Araújo, por Solon
Melhor Direção de Arte - R$ 5.000,00
Thales Junqueira, por O delírio é a redenção dos aflitos
Melhor Trilha Sonora - R$ 5.000,00
Dudu Tsuda, por Quando os dias eram eternos
Melhor Som - R$ 5.000,00
Bernardo Uzeda, por Confidente
Melhor Montagem - R$ 5.000,00
Allan Ribeiro e Thiago Ricarte, por Demônia - Melodrama em 3 atos
Premio Especial do Júri
Estado Itinerante, de Ana Carolina Soares
PRÊMIO DO JÚRI POPULAR
filmes escolhidos pelo público, por meio de votação em cédula própria:
Melhor Filme de longa-metragem - R$ 40 mil
Martírio, de Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita
Melhor Filme de curta ou média-metragem - R$ 10 mil
Procura-se Irenice, de Marco Escrivão e Thiago Mendonça
TROFÉU CÂMARA LEGISLATIVA DO DF
Melhor filme de longa metragem: R$ 80 mil
Catadores de história, de Tânia Quaresma
Melhor Filme de curta-metragem: R$ 30 mil
Rosinha, de Gui Campos
Melhor Direção: R$ 12 mil
Vladimir Carvalho, por Cícero Dias, o compadre de Picasso
Melhor Ator: R$ 6 mil
Edu Moraes, de A repartição do tempo
Melhor Atriz: R$ 6 mil
Maria Alice Vergueiro, de Rosinha
Melhor Roteiro: R$ 6 mil
Vladimir Carvalho, por Cícero Dias: o compadre de Picasso
Melhor Fotografia: R$ 6 mil
Waldir de Pina, de Catadores de história
Melhor Montagem: R$ 6 mil
Marcius Barbieri, Rafael Lobo e Santiago Dellape, por A repartição do tempo
Melhor Direção de Arte: R$ 6 mil
Andrey Hermuche, de A repartição do tempo
Melhor Edição de Som: R$ 6 mil
Micael Guimarães, de Cora Coralina - todas as vidas
Melhor Trilha Sonora: R$ 6 mil
Dimir Viana, André Luiz Oliveira, Renato Matos, Claudio Vinícius e GOG, por Catadores de história
Júri Popular
Melhor filme de longa-metragem: R$ 20 mil
Cora Coralina - todas as vidas, de Renato Barbieri
Melhor filme de curta-metragem: R$ 10 mil
Das raízes às pontas, da diretora Flora Egécia
PRÊMIO ABCV - ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE CINEMA E VÍDEO
Conferido pela ABCV - Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo a profissional do audiovisual do Distrito Federal
Mallu Moraes (atriz)
PRÊMIO CANAL BRASIL
Cessão de um Prêmio de Aquisição no valor de R$ 15 mil e o troféu Canal Brasil
Melhor Filme de curta-metragem selecionado pelo júri Canal Brasil
Filme: Estado itinerante, de Ana Carolina Soares
PRÊMIO ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)
Melhor Filme de longa-metragem
Pela hábil conexão entre a gramática do documentário e da ficção. Pelo retrato que conjuga a perspectiva de um personagem com as transformações de um Brasil rural. Pela apropriação original da estética do western e o uso potente do som.
Filme: Rifle, de Davi Pretto
Melhor Filme de curta-metragem
Pela sensibilidade na forma com que filma os espaços urbanos. Pela qualidade do trabalho das atrizes, com experiência profissional ou não. Pela forma com que retrata uma violência física e simbólica, valorizando o que está fora de quadro.
Filme: Estado Itinerante, de Ana Carolina Soares.