BaianaSystem e Titica aproximam Bahia e Angola com a inédita 'Capim Guiné'; assista ao clipe

PUBLICIDADE

Por Pedro Antunes
Atualização:

São 5,6 mil quilômetros. Parece muito, mas BaianaSystem e Titica mostram que não é bem assim.

Salvador, na Bahia, e Luanda, na Angola. Geograficamente distantes, mas só.

Titica e Russo Passapusso, do BaianaSystem ( Foto: Rock in Rio)

PUBLICIDADE

Cinco dias antes de se apresentarem juntos no Rock in Rio - banda e a cantora tocam no palco Sunset, no dia 22, sexta-feira, às 16h30 -, eles lançam o clipe de Capim Guiné, uma parceria inédita com o nome da erva que espalha com facilidade e contém propriedades de trazer proteção, de acordo com a umbanda.

Capim guiné, tão comum na Angola, tão comum no Brasil. É, a partir dessa união metafórica, que surge o discurso em uníssono por parte de Russo Passapusso eTitica. A faixa ainda tem participação de Margareth Menezes.

Ele, a voz da melhor banda nacional da atualidade, ela, o grande destaque do kuduro. Na união de vozes e sonoridades, eles se encontram nas células rítmicas, num discurso alinhado a tratar da realidade que é árida, seca e rachada.

Publicidade

Produzido pelo BaianaSystem e Dudu Marote e gravado o Red Bull Station, a canção soacomo um power kuduro, fundido com o funk quente. Sobrenatural e perturbadora, a música cresce, expande e se infiltra.

"É um transe. O samba duro é o nosso elo com a África", definiu Russo Passapusso.

O capim guiné também é quem está por baixo, àqueles que, pisados pelas botas grossas dos poderosos e endinheirados, se espalham como dá. "Juntos, somos mais fortes", diz a canção.

Assista ao clipe de Capim Guiné, essa parceria inédita entre Baiana System e Titica:

Capim Guiné (Russo PassaPusso, Seko Bass e Titica)

Publicidade

(1) Criança na escola vinil na vitrola e cintura de mola é pra (2) toda família começa de dois, trabalho é comida pra (3) feijão com arroz comida no prato, chegando visita é pra (4) polícia educada faz parte do povo, Então guarda essa arma no cinto(5) Que eu sinto a presença de vocês(6) Muleque é noix (7) Caboclo é noix (8)

PUBLICIDADE

Oito caboclo dançando com a boca espumando com a boca espumando de amor Oito caboclo dançando com a boca espumando com a boca espumando de ódio Não tava na conta né Erva de capim guiné Vários caboclo lotando o local E o cheiro da erva sobrenatural É o q eu sinto .... de Capim Guiné, de Capim Guiné Multiplicando somos mais fortes Não vamos depender da sorte Mesmo sem saber paradeiro da bússola Nunca perdemos o norte Perdido por um, perdido por mil É assim em Angola, assim no Brasil Podemos ser dois, podemos ser um Se somos unidos ninguém passa frio Povo sem cultura, povo vazio A minha escravidão é a mental ........ Depois cai na real

(O autor do blog publica, todos os dias, no Instagram, os drops Tem um Gato na Minha Vitrola, com dicas e avaliações sobre o melhor da nova música brasileira. Nos vemos por lá?) 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.