O impacto cultural de ‘Round 6’: veja os impressionantes números da produção
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O impacto cultural de ‘Round 6’: veja os impressionantes números da produção

Murilo Busolin Rodrigues

09 de outubro de 2021 | 20h00

Sabe aquelas infelizes perguntas que, eu, você e o mundo, fazemos anualmente sobre a gigante Netflix? “Como assim, mais um seriado favorito sendo cancelado?”; “Pra investir no quê?”; “Vai subir o preço novamente mesmo cancelando tudo?”.

Pois é, a resposta do serviço de streaming parece vir a galope.

Endividados topam participar de um jogo misterioso na esperança de ganhar uma bolada fácil, mas se deparam com cenas de horror logo no início. FOTO: Netflix/Divulgação

Com pouco mais de duas semanas de estreia, Round 6 está prestes a se tornar a série original mais assistida da história da plataforma, faltando pouco para superar Bridgerton.

O drama romântico americano acumulou mais de 80 milhões de espectadores após o seu lançamento no Natal passado.

A fórmula de Round 6 não é o suprassumo da inovação, mas ela carrega doses perfeitas de todos os ingredientes que poderiam atrair o público facilmente.

Um total de 456 endividados são convidados para participar do que parecia ser apenas mais um jogo de sorte e azar, com o prêmio de U$ 39 milhões, mais de R$ 200 milhões.

Para levar a bolada pra casa (e se livrar dos agiotas que os cercam) é necessário vencer seis desafios baseados em jogos de infância, como cabo de guerra e bolinha de gude. A diferença é que a brincadeira envolve mortes violentas.

É como se juntassem a dinâmica do filme Jogos Mortais com o enredo de Jogos Vorazes. São adultos jogando jogos infantis e sangrentos para sobreviver (e enriquecer). Entende a razão de tantos memes nas redes sociais?

A Netflix possui mais de 200 milhões de assinantes e, segundo dados divulgados nesta última semana, a obra sul-coreana atingiu o 1º lugar em 90 países.

Além disso, a série impactou mais de 165 milhões de pessoas na internet – só no Twitter são contabilizadas 120 mil menções.

Não se via uma produção causar tanto alvoroço nas bolhas sociais desde La Casa de Papel (que virou funk, vendeu fantasias e infinitas paródias).

Posso dizer, tranquilamente, que o impacto cultural de Round 6 deve ser muito maior – e eu te provo com números.

Batatinha Frita 1,2,3 é o nome do primeiro episódio. No jogo, uma enorme boneca fica de costas para que os participantes avancem até a linha de chegada.

Quando a boneca vira, ninguém pode se mover, caso contrário, o competidor é executado com um tiro certeiro.

A ‘brincadeira’ da Batatinha 1,2,3 virou até jogo em filtro no Instagram. A boneca se tonrou um dos maiores memes da série, até o momento. FOTO: Netflix/Divulgação

Como tudo no Brasil vira piada, a boneca mortal se tornou filtro no Instagram, inspiração de fantasia para o Halloween e o melhor, um viral ao som do funk Bonekinha de Gloria Groove, que canta no refrão “A Bonekinha não sabe brincar”.

Em poucos dias, o hit da drag queen (lançado em junho) ressurgiu entre as 150 mais executadas no Spotify Brasil e as visualizações do videoclipe duplicaram.

Todos os jogadores da série utilizam uniformes verdes e um tênis branco – o modelo Slip-On da Vans (R$ 290), que segundo a revista Variety, teve um aumento de 7.800% nas vendas no mundo inteiro, além de crescer 97% nas pesquisas desde a estreia de Round 6.

O macacão vermelho dos funcionários do jogo cresceu 62% nas pesquisas.

Com poucos cliques você consegue adquirir um modelo idêntico (de R$ 200 a R$ 350).

A série impulsionou a procura pelo modelo branco de Vans em mais de 97%. FOTO: Netflix/ Round 6

Um dos destaques da produção, a modelo Jung HoYeon (que interpreta Kang SaeByeok) fez a sua estreia como atriz em Round 6.

Ela viu seus 400 mil seguidores no Instagram, em setembro, evoluírem para quase 18 milhões até o fechamento deste texto. Agora, a atriz sul-coreana mais seguida do mundo, se tornou embaixadora global da Louis Vuitton.

HoYeon Jung (Chung) viu a sua vida mudar de ponta cabeça em apenas 11 dias. Agora ela é a atriz sul coreana mais seguida das redes sociais e embaixadora da Louis Vuitton. FOTO: Netflix/Divulgação

Todos os atores que interpretaram os principais personagens estão acumulando milhões de seguidores nos últimos dias.

Eles já causam frisson em recentes aparições em talk shows norte-americanos, como o The Tonight Show, apresentado por Jimmy Fallon.

É tanto sucesso, que seria inevitável pensar em uma continuação, certo? Por enquanto, uma nova temporada não é uma das prioridades do diretor Hwang Dong-hyuk.

Segundo o responsável pelo fenômeno, as gravações foram tão intensas, que ele chegou a perder seis dentes no set.

“Preciso ir atrás de implantes e ainda não tive tempo. Apesar de tudo disso, existem algumas pontas soltas que gostaria de explorar se fizesse uma segunda temporada”, declarou.

Hwang Dong-hyuk (centro) durante as gravações da série. O diretor pensa em arrumar seus dentes perdidos durante as gravações e, quem sabe, com muito tempo, uma possível segunda temporada. FOTO: Netflix/Divulgação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.