PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Murilo Busolin fala de cultura pop: música, séries e filmes sem descartar os 'guilty pleasures'

Fenômeno Juliette

Não existem fórmulas para um fenômeno. É difícil até de explicar, já que fenômenos são apenas estudados, consumidos e admirados. E essa é a verdadeira história de Juliette Freire.

Por Murilo Busolin Rodrigues
Atualização:

Após emplacar as principais capas de revistas, cantar ao lado de uma das lendas do MPB e estrelar os comerciais das marcas mais prestigiadas do País, Juliette voltou a Campina Grande (PB) para um merecido descanso ao lado de sua família, mas carinhosamente tirou minutinhos do seu corrido tempo para a nossa conversa.

PUBLICIDADE

A nova rotina inclui ser convidada para cantar com artistas do porte de Gilberto Gil, mas a popularidade não vai fazer com que ela deixe de se posicionar em questões importantes, como vem demonstrando.

A advogada, maquiadora profissional, vencedora do BBB 21 e, atualmente, a maior influenciadora digital do Brasil, confessa que não vê a hora de conseguir um tempo livre para dançar forró e paquerar livre, leve e solta.

"Minha vida se transformou, ainda estou tentando entender a dimensão das coisas".

Minha equipe, formada pelos meus amigos enquanto eu estava fora do programa, é muito responsável por tudo o que me tornei, mesmo dentro do programa", disse

Publicidade

Se existe um segredo para tanto sucesso? "Não tem, não tem fórmula, não tem segredo, eu fui e tento sempre seguir sendo eu mesma, a que entrou no BBB ainda anônima, vinda de Campina Grande."

Na última sexta-feira (18), foi anunciado um documentário (ainda sem nome oficial), produzido pela Globoplay sobre a trajetória da paraibana.

A estreia do primeiro dos seis episódios totais está marcada para 29 de junho, e a produção vai mostrar a realidade nua e crua da mais nova artista do pedaço.

"Vou mostrar que eu sou igualzinha a vocês. Idêntica. Os brasileiros são guerreiros, enfrentam muitas dificuldades e vocês vão ver exatamente isso. O que eu já vivi, o que eu já passei, do que eu realmente sou feita."

Juliette acumula uma marca de quaseredes sociais, conseguindo prender os olhos até daqueles que ainda não a seguem, mas reconhecem o seu nome e estão curiosos pelos próximos passos.

Publicidade

"Esse endeusamento ainda me assusta um pouco, mas sempre recebo de coração todo esse amor e eu sei que eles (fãs) irão entender que eu também sou humana.

Quero retribuir da melhor forma tudo o que eles fazem por mim, mesmo que distante e sem conhecê-los, penso com muito carinho em todos."

Apadrinhada pelos mestres da música brasileira, a carreira musical de Juliette já gera grandes expectativas. Começar ao lado de Alceu Valença, Elba Ramalho e Gilberto Gil é para poucos, para raros.  

Procurada por praticamente todas as gravadoras brasileiras após mostrar suas habilidades vocais no BBB, Juliette foi cuidadosa ao comentar sobre a sua estreia na música, mas não escondeu o entusiasmo.

"Ainda estou estudando a minha carreira musical. Quero fazer algo muito bom, com muito sentimento, com muita verdade.

Não quero fazer nada mecânico. Aonde eu for, meu Nordeste e minha identidade cultural vão junto comigo."

Publicidade

Tudo que a artista cantou dentro do confinamento acabou refletindo em números expressivos nas plataformas de streaming.

A música Deus Me Proteja, de Chico César, atingiu um novo pico de popularidade após a sua cantoria.

E é claro que o seu pontapé na carreira não seria nada básico: ela foi a convidada especial na Live Junina de Gilberto Gil. Para poucos.

"Ter o Gil me apadrinhando foi uma dádiva, um presente de Deus e acredito que tem dedo de Dominguinhos nisso", disse.

Segundo ela, Gil lhe deu um conselho: "Seja feliz, faça o que você ama. Estou contente, porque a música nordestina precisa de vozes como a sua. A nossa música não pode ser esquecida ou apagada e eu não quero que você perca a sua essência", completou emocionada.

Publicidade

Agora cantora, ela ainda vai dividir o palco com Elba Ramalho dia 23. O meio artístico a recebeu de braços abertos.

Seus mais fervorosos admiradores são conhecidos como cactos, onipresentes e surpreendentemente engajados nas redes sociais - afinal, não é uma tarefa fácil levar o primeiro lugar de um reality show com 91%.

"Para mim, os cactos sempre representaram resistência, força, beleza e regionalidade. É uma planta muito forte, floresce até em pedra e agora representa a minha torcida, as minhas ideias."

Os cactos de Juliette a tornaram uma das influenciadores com o maior alcance do mundo. Antes do BBB, a paraibana tinha cerca de 4 mil seguidores...  

Diante de uma pandemia descontrolada no Brasil, Juliette entendeu rapidamente o seu papel como pessoa pública e não hesitou ao se posicionar em diversas situações.

"Sempre fui uma pessoa que pensa no coletivo. Eu não defendo pessoas e nem partidos, eu defendo ideias. Estou muito preocupada com a situação do nosso País, ele poderia estar muito melhor do que está hoje. É triste, é lamentável."

Publicidade

Como deu para ver no reality, Juliette não se furta em dar sua opinião. E diz que não vai se isentar também como artista.

'Ver mulheres se inspirando em mim, como referência paraibana e nordestina, me toca muito. Por diversas vezes essas mulheres foram silenciadas e seu lugar de fala não foi respeitado e agora eu tenho a honra de representá-las'. FOTO: @igoormoura  

"Como pessoa, nunca me omiti, e como artista não vou me omitir. Se a minha visibilidade puder salvar uma só vida, eu vou fazer", finalizou

A mais nova artista do pedaço se demonstra consciente e com os dois pés no chão para encarar o mar de oportunidades que se abriu em seu caminho.

A flor do cacto nasceu aos olhos dos brasileiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.