Jackie Chan: ‘Vou ser o De Niro da Ásia’

No novo Karate Kid, que estreia no dia 27 do mês que vem e fez grande sucesso nos EUA, seu personagem chama-se Mr. Han. Justamente no fim de semana de lançamento, em primeiro lugar nas bilheterias americanas, Jackie Chan foi divulgar o longa no Sony Summer

Estadão

25 Julho 2010 | 02h51

Jackie Chan em evento de divulgação do filme Karate Kid (Foto: AP Photo / Paul White)

Jackie Chan em evento de divulgação do filme Karate Kid (Foto: AP Photo / Paul White)

Luiz Carlos Merten, de Cancún

No novo Karate Kid, que estreia no dia 27 do mês que vem e fez grande sucesso nos EUA, seu personagem chama-se Mr. Han. Justamente no fim de semana de lançamento, em primeiro lugar nas bilheterias americanas, Jackie Chan – acompanhado de Jaden Smith, filho do astro Will Smith – foi divulgar o longa de Harald Zwart no Sony Summer, evento de verão no qual a distribuidora divulgou, no México, suas atrações para 2010/11.

Tiete que se preze estende o tapete vermelho para Jackie Chan. Seu nome virou sinônimo de violência cômica em filmes que rodam o planeta. Grande astro na Ásia, ele conquistou a América. Mas ainda faltava algo.

Jackie Chan é um palhaço consumado. É impossível não rir durante uma entrevista com ele. “Estava em casa quando tocou o telefone. Era Will Smith, querendo falar comigo. Ele disse que estava produzindo um novo ‘Karate Kid’ e que gostaria de me ter no filme”, conta ele. “De cara, eu perguntei: ‘Quem será Mr. Myiagi?’. O Will respondeu: ‘Você’. No fundo, eu ainda pensava que poderia fazer o discípulo, não o mestre”.

Existem poucos astros do calibre de Jackie Chan no cinema atual. Iguais a ele, só Jet Li e, talvez, Mark Dacascos. O tempo está passando para esses monstros sagrados das artes marciais.

Chan não tem mais idade para fazer Daniel-san, de ‘Karate Kid’, personagem que consagrou Ralph Macchio na série ‘A Hora da Verdade’, realizada por John G. Avildsen, entre 1984 e 89. Mas, como ele admite, tomou um choque ao ser sondado para fazer Mr. Han, o novo Mr. Myiagi. “Pensava em Noryiuki ‘Pat’ Morita, que fazia o papel, no original, e não conseguia me ver no lugar dele. Will (Smith) me convenceu. Ele me garantiu que o remake seria outro filme, diferente do original. Tenho de lhe agradecer”, diz.

“Durante muito tempo, tentei mostrar ao público que não sou só um comediante, ou um herói de ação. Sou um ator, capaz de representar. Mr. Han é o personagem mais dramático que já fiz. Marca uma mudança para mim”.

Uma dupla mudança – por mais que o nome de Jackie Chan seja importante para fãs de artes marciais ao redor do mundo, o ‘Karate Kid’ de 2010 foi formatado por seu produtores, o casal Will Smith/Jada Pinkett-Smith, para o brilho do filho deles. Jaden Smith é Daniel-san, o astro de ‘Karate Kid’. Jackie Chan é coadjuvante. “Will me provocava – ‘Jackie Chan sem ação? Faça! E eu fiz. Tenho poucas cenas de ação, só uma luta. Aguardem. Ainda vou ser o Robert de Niro da Ásia”, ele diz.

Confira o trailer de ‘Karate Kid’: