'400 contra 1' conta história do Comando Vermelho; veja trailer

Filme que conta a história de um bandido para retratar a trajetória de uma das maiores facções do País, o Comando Vermelho, estreia hoje nos cinemas do País, com direção de Caco Souza e Daniel de Oliveira no papel principal; assista ao trailer

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Adriana Del Ré

PUBLICIDADE

A Ditadura Militar no Brasil é tema recorrente no nosso cinema. As variações sobre o mesmo cenário são muitas e o interesse dos cineastas pelo período histórico, legítimo. Em 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado, de Caco Souza, que estreia hoje em circuito nacional, a Ditadura é encarada sob uma nova ótica: daquela que, de certa forma, dá munição para que o Comando Vermelho (CV), famosa organização criminosa do Rio de Janeiro, tomasse corpo.

Inspirado no livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da organização, 400 Contra 1 identifica, no presídio de Ilha Grande, o Caldeirão do Diabo, o nascedouro do CV. E mostra como a ocasião, literalmente, faz o ladrão: se os anos de chumbo não prevalecessem naquele momento e se o sistema carcerário brasileiro, de fato, reabilitasse os presos, talvez esse organismo criminoso nunca teria existido.

Na tela, William da Silva Lima é vivido pelo ótimo Daniel de Oliveira. Conhecido pela bandidagem como "professor", William é um assaltante de banco que, numa ação fracassada, é preso nos anos 1970. Entre seus comparsas, estão militantes políticos que se juntam ao bando para garantir o sustento.

Assista ao trailer de '400 contra 1':

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.