EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Últimos 3 dias de Navalha em SP

Hoje, amanhã e quinta-feira (dia 19/02) são os últimos três dias para se assistir à NAVALHA NA CARNE, de Plínio Marcos, em cartaz no porão do Centro Cultural São Paulo (às 21h).

PUBLICIDADE

Atualização:

Com a trinca de amigos Gustavo Machado, Paula Cohen e Gero Camilo. Direção de Pedro Granato.

PUBLICIDADE

Chance de ver ou rever o cafetão Vado (Gustavo Machado), que descobre que o michê do programa de Neusa Sueli (Paula Cohen) não foi repassado. Ambos suspeitam que o roubo foi praticado por Veludo (Gero Camilo), homossexual e faxineiro da pensão, e o humilham sem dó.

Para muitos, é o melhor texto de Plinio, autor autodidata que se considerava semianalfabeto e comia de favor no Gigetto. Só não morreu na miséria, pois a FUNARTE comprou sua obra para editá-la.

Plinio Marcos é, junto com Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo brasileiro. Sua obra reflete os conflitos e dramas vividos pelo brasileiro pobre, excluído, presente nos cortiços e submundo dos centros urbanos.

Era um cara de coração grande, que deixa muita saudade. Amigo provocador, que falava o que pensava, que desagradava (chegou a ser proibido na TV Cultura), mas que tinha uma generosidade incomum. Um brasileiro que faz falta ao Brasil.

Publicidade

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.