PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|ufc das antigas

Atualização:

 

Me perguntei por que tanto sucesso do filme OS VINGADORES - 2012.

Aqui e nos EUA.

Ontem, shopping lotado, passava em duas salas. Ambas com ingressos esgotados.

E era uma normal quinta-feira com show de Neymar na TV.

Também pensei se não foram as arruaças de Thor Batista que levaram público a ver o Thor do martelo.

Publicidade

Não gostei. E tinha adorado HOMEM DE FERRO, X-MEN PRIMEIRA CLASSE e X-MEN ORIGENS, com WOLVERINE, e outros.

Mais abaixo enumero as falhas no roteiro da nova saga dos personagens da MARVEL.

Por enquanto, só digo que não existe nada mais antiquado de que neguinho trocar porrada sem parar entre si e alienígenas, para "salvar a humanidade".

Seria um filme bem recebido tempos atrás e tradutor da Era Bush.

Aliás, está lá Nova York atacada por ETs de turbantes, os CHITAURI, monstros se chocando contra prédios, pânico e correria nas ruas.

Publicidade

Até tem torres desabando.

Um sujeito em coma faria aassociação Bin Laden - Alienígenas.

Tem muitas piadas. Boas até.

PUBLICIDADE

Algumas piadas até retratam o ridículo da refilmagem.

Como a da roupinha do Capitão América ser vintage, com listinhas e estrelas, o Thor ter um irmão revoltado por ser adotado [piada que pegou mal lá fora], que ninguém mais se interessa por heróis, sem contar o mau humor de Hulk, que gera gargalhadas no cinema.

Publicidade

A beleza dos atores Robert Downey, Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth leva público teen.

As curvas e lábios salientes de Scarlett Johansson, fazendo uma espiã russa boa de briga, num pretinho básico apertado, leva teens e adultos.

Mas quem rouba a cena é a ex-modelo canadense e atriz Cobie Smulders, a Agente Maria, como assistente do chefão Nick Fury [Samuel L Jackson], avião que corre, atira, pilota SUV com habilidade e pilota até porta-aviões.

 

 Foto: Estadão

 

O tema do filme não se modernizou.

A onda agora é outra: rede sociais, xenofobia, implosão do mercado, sistema em crise, poucos roubando muitos [tema de JOGOS VORAZES, por exemplo], combate ao terrorismo.

Publicidade

As guerras que Capitão América lutou já eram.

Aliás, curiosidade: o filme foi financiado por uma das vilã da crise mundial, a fábrica de dinheiro que não existe e derivativos MERRILL LINCH, antes de escandalizar o mundo.

Enfim, vamos às falhas no roteiro [se vc não viu o filme, vai fazer outra coisa, xeretar no Face, xingar ou ser xingado no Twitter; só não vai tirar fotos sem roupas em frente ao espelho e levar depois o computador pra manutenção]:

1. Gwyneth Paltrow some do filme. E é na cobertura que ela constrói que o barraco rola no final.

2. No começo do filme, o agente vivido por Stellan Skarsgård é dominado tanto quanto Hawkeye [e na mesmas cena], por Lokie e seus poderes extraordinários. Deu trabalho para tirar o fetiço de Hawkeye. O do agente sumiu de repente.

Publicidade

3. Como um mega hiper super porta-aviões que voa, invisível ao radar, foi tão facilmente encontrado [e quase destruído] por seus inimigos?

4.Por que todas as discussões são resolvidas no tapa, se basta uma arma para liquidar o assunto? E o que não faltava no set era arma.

5. O chefão Nick Fury [Samuel L Jackson] é metralhado na primeira cena do filme. Na segunda aparece num helicóptero como se nada tivesse acontecido.

6. A fera Hulk nasce de dentro de Dr Bruce Baner quando o mesmo vê injustiças, é provocado ou fica nervoso. Agora, quando Bruce quer, vira Hulk, mesmo sem motivos. E, pior, nesta nova leitura do maravilhoso personagem, amado por todos aqueles que sofriam bullying na escola e queriam ter a força de um grandão verde, ele mais se parece um King Kong; pula, voa, sobe em prédios. E virou imortal. Onde está o ponto fraco do herói que, no caso, é psicanalítico, isto é, seu inconsciente?

7. E, enfim, depois de NY quase dominada pelos alienígenas, o board, espécie de Conselho de Segurança da ONU, decide explodi-la e manda um míssil com ogivas nucleares, que o Homem de Ferro, com toda a sua força, desvia para a nave-mão dos CHITAURI. Porque nossos líderes não pensaram nisso antes?! Evitava um problemão na cidade tão atacada em grandes produções, alvo preferido dos nossos vilões e blockbusters.

Publicidade

 

+++

 

E, mudando de assunto completamente, hj, amanhã e domingo tem, aqui e no Rio.

Mude vc 1 pouco de programa:

 

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

 

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.