EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|retrospectiva

O ano foi produtivo em muitas frentes e empacou em outras.

PUBLICIDADE

Atualização:

Nenhuma grande estrada foi inaugurada. Nenhum aeroporto, trem.

PUBLICIDADE

Dois estádios saíram do papel. Três. Tem o do Grêmio. O primeiro a ser inaugurado. E que não está na COPA. Coisas do Brasil.

Um deles é o MINEIRÃO, do eterno candidato mineiro que não sai do Rio de Janeiro, Aécio, e da banda Jota Quest, que discursou com Dilma na inauguração, deixando Skank e Patu Fu furiosos, e o Clube da Esquina na esquina do esquecimento. Custo: R$ 695 milhões.

Kleiton & Kledir, assim como Engenheiros da Hawai, não tocaram na inauguração do estádio de PoA. Porque o forte lá é a Literatura. Eduardo Peninha cantou Legião Urbana com um violão, acompanhado de Galera, Laub, Fabrício Carpinejar. Depois cantaram o hino. Do Rio Grande do Sul.

L. F. Veríssimo, colorado doente, preferiu ser internado numa UTI a ouvir menção à inauguração do estádio do time rival.

Publicidade

Dizem que trocou o mantra "foi pênalti no Tinga" para "não liguem a TV".

Aliás, estádio agora se chama arena.

Busão agora se chama BRT.

Obras de mobilidade urbana serão, curiosamente, inauguradas depois da Copa- coisas do Brasil- como o trem-bala, o monotrilho Congonhas e trem de São Paulo - Guarulhos. Torcedores continuarão a pagar mais de 150 pratas por um táxi entre Guarulhos e Centro. Se cobrarem o que manda o taxímetro.

Aliás, 2013 será o ano em que faltará um ano para a Copa do Mundo.

Publicidade

REBELO continua garantindo os prazos. Puxa, se REBELO falou, podemos dormir tranquilos.

Seu colega, GUIDO MANTEGA, não acertou UMA projeção de crescimento neste ano.

Dizia que cresceríamos 3%, crescemos 1%. Incrível como um cara desse não é demitido.

Imagine se, na sua empresa, o gerente financeiro erra todas as projeções...

2012 foi o ano em que 210 anos de história viraram história, Dona Canô e Niemeyer, ano em que a Classe C descobriu o SUV, o LED, o tablet, as férias na Serra Gaúcha, a neve em SC, os atrasos em aeroportos, perda de bagagem, fila na entrada e nos táxis, atrasos nos vôos, cancelamentos inexplicáveis, e sentiu saudades das rodoviárias.

Publicidade

Aliás, 2013 será o ano em que não falaremos da ascensão da Classe C. Já que tudo será uma mesma classe. C.

Da família Diniz, em briga com Casino [se lê "Casinô"], a Eike Batista, que venderá rifas de sua petrolífera falida para pagar o amassado no para-choque do "Pois É" do filho.

2012 foi o ano em que japonês aprendeu a falar "vai culíntia", "desce polcoo" e "chupa Chelsi".

Foi o ano em que a apagadinha da Sandy virou furacão, uma catarina leiloou a virgindade, pelo preço de uma empresa de Eike Batista, Camaro Amarelo virou sinônimo de carro brega sertanejo universitário, e o Uruguai, sim, aquele país vizinho com menos gente do que o ABC paulista e uma economia do tamanho de Osasco, se tornou o país mais moderninho do Cone Sul.

O ano em que os paulistanos se livraram de Kassab, o pior avaliado prefeito já eleito e o que mais escureceu a cidade. Ou melhor, ergueu sombras.

Publicidade

O problema agora é saber o que fazer com as torres de escritórios de mais de 30 andares e shoppings enormes construídos em ruas sem saída, praças, parques e bairros tombados. E como reconstruir casarões históricos demolido. E melhorar o trânsito. Prefeito que conseguiu deixar os relógios da cidade apagados durante toda a sua administração. Talvez uma tática para não vermos o tempo passar, e a temperatura subir.

De minha parte, glicemia aumentou, colesterol baixou, juntas endureceram e continuo teimoso a ser o único da família a usar PC, considerar Steve Job o maior vilão do mundo contemporâneo e achar que Bill Gates era fogo de palha.

Continuo lendo [e lançando] livros em papel. E contando com família, amigos e amigas gatas para divulgar [que não revelam o cachê].

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 

Fui ver filmes no cinema [fazendo cinema]

 

 Foto: Estadão

 

Sonhando com novidades tecnológicas

Publicidade

 

 Foto: Estadão

 

Viciado em [fazer] teatro

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

peça IL VIAGGIO Foto: Estadão

E me surpreendendo a cada dia. Boas férias. Em fevereiro volto. Já que o mundo descobriu que os Maias é que erraram e se acabaram antes.

 

 Foto: Estadão
Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.