EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|paradoxo em ai se eu te pego

Análise literária da música AI SE EU TE PEGO, pelo professor Edmilson Borret.

PUBLICIDADE

Atualização:

Já que professor de literatura sou, dediquei alguns minutos do meuprecioso tempo para me debruçar sobre a letra desse "fenômeno" decrítica e público que assola as rádios e tv's, não só do Brasil, mastambém do mundo: "Ai, se eu te pego", desse grande artista chamadoMichel Teló.

Uma letra de música tão profunda, filosófica e poética como essamerece, sem sombra de dúvida, uma análise literária mais esmiuçada...Então vamos lá!

PUBLICIDADE

"Delícia, delíciaAssim você me mata"

Nos versos acima, nota-se de imediato que o eu lírico expressametaforicamente seu deleite sexual, chegando mesmo - pode-se dizer - aum estado de clímax sexual, um orgasmo.

Entretanto, à medida queavançamos na leitura da letra da música, percebemos logo no versoseguinte uma ideia parodoxal que nos leva a constatar que talvez o eulírico, através de um eufemismo muito bem elaborado, aponte para umadas práticas difundidas na tradição literária ocidental,principalmente a partir do Romantismo. Observem o verso:

Publicidade

"Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego"

A anáfora presente nesse verso, com a repetição da interjeição "ai",mais uma vez denota a ideia de deleite, de clímax sexual.

Entretanto,através do papel hipotético conferido pela conjunção condicional "se",percebe-se que o eu lírico não chegou, de fato, a um enlace, a umaconjunção carnal com o objeto de seu desejo: o "ai se eu te pego"significando algo como "ai, como eu gostaria de te pegar" ou "ai, se eupudesse te pegar" (levando-se em consideração também o neologismo jáabsorvida pela linguagem coloquial quando ele usa o verbo "pegar" parasignificar o ato sexual).

Ou seja: se, nos dois primeiros versos, o eu lírico expressa seudeleite, seu clímax sexual, seu orgasmo; mas, logo imediatamente, nosdá dicas de que o enlace sexual não ocorreu de fato, somosforçosamente levados a considerar que o eu lírico é...

UM ONANISTA DE MARCA MAIOR !

Publicidade

(Edmilson Borret)

 

Concordo com o professor.

A personagem foco do narrador já é delícia antes de ser pega.

Ou o narrador é mágico e prevê o futuro com exatidão, ou é um embuste que vive nas nuvens do platonismo neurótico.

ps> Apenas ressaltar que o professor usou outra palavra no lugar de ONANISTA.

Publicidade

 

+++

 

Eis a carta que o presidente do bloco ACADÊMICOS DO BAIXO AUGUSTA publicou na TRIP.

E, como porta-estandarte do mesmo, assino embaixo.

 

 Foto: Estadão

 Foto: Estadão

 

 

Em fevereiro de 2010, uma semana antes do Carnaval, organizamos o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, aproximando da nossa festa mais popular a região mais divertida da cidade. A ideia nasceu de uma brincadeira entre amigos proprietários de clubes, bares e frequentadores da noite paulistana. Mais precisamente, foi no casamento do arquiteto Guillaume Sibaud e da jornalista Sandra Soares que, em meio a muitos amigos e rostos conhecidos, no auge da alegria e diversão, tivemos a ideia: vamos formar um bloco de Carnaval! Vamos dançar e cantar no meio da rua Augusta!

Naquele ano nosso ato foi anárquico, resolvemos sair pelas ruas sem avisar ninguém, afinal era uma brincadeira entre amigos que não traria grandes neuras para a cidade. Fizemos um esquenta no bar Sonique com um batuque, instalamos nosso estandarte feito por Zé Carratu na cadeira do nosso porta-estandarte Marcelo Rubens Paiva e saímos. Começamos pela rua Bela Cintra, descemos a rua Costa e tomamos a Augusta de assalto, atravessando no meio dos carros, cantando uma cidade libertária e feliz. O final do cortejo foi em frente ao Studio SP, onde parte da patota se aglomerou para uma festinha pós-bloco.

Publicidade

Antes de entrar para a festa, um batalhão da polícia militar chegou e procurou o responsável pela baderna. Como tinha sido eleito de brincadeira o presidente do bloco - e ostentava uma camisa "oficial", com uma caveira de Ray-Ban e a palavra "presidente", foi para mim que o sargento deu voz de prisão. Cheguei a ficar uns três minutos dentro do chiqueirinho da polícia, até que um bando de advogados da região, junto com a doutora Mara Natacci, também uma das figuras centrais do bloco, interviesse impedindo que me levassem para o DP.

A baderna a que o sargento se referia foi parar uma faixa de trânsito da rua Augusta, em pleno final de tarde de domingo. O sacrilégio que quase me fez ser preso foi sair cantando pela rua da cidade que nunca dorme, em plena época de Carnaval.

De lá pra cá, o bloco do Baixo Augusta cresceu bastante, foi contratado para animar festas carnavalescas de gala, saiu com destaque em jornais, sites e revistas - sendo diversas vezes listado entre as melhores coisas para fazer em São Paulo -, chegou aos trending topics do Twitter e até teve seu hino entoado em pleno Jardim Botânico no auge do Carnaval carioca pelo bloco Último Gole - que reúne artistas e boêmios da Cidade Maravilhosa que conheceram as maravilhas do Baixo.

A única coisa que não mudou uma vírgula foi a conturbada relação com o poder público: em 2011 fomos esculachados pela CET, que nos obrigou a "pagar pela baderna do ano anterior" descendo a Consolação e não a Augusta. E este ano, como muito já se falou, tivemos que locar um estacionamento na esquina da Augusta com a rua Dona Antônia de Queirós para o bloco acontecer, pois novamente a mesma CET se negou a ajudar e participar "dessa pouca vergonha carnavalesca".

Nossa brincadeira entre amigos virou uma via crucis que eu e meu chapa Alê Natacci, dono do Sonique, temos que enfrentar todo ano.

Publicidade

São Paulo careta

São Paulo não trata bem os cidadãos que acreditam em uma cidade divertida e criativa. São Paulo não olha pro lado para ver os exemplos de Rio de Janeiro, Recife e Salvador, que têm suas economias aquecidas com a folia de rua, muito mais do que com qualquer festa oficial e paga que aconteça nos sambódromos da vida. São Paulo é careta demais. Demais. E já passou de todos os limites.

Sonho em ver outro tipo de governo e de visão para a minha querida São Paulo. Vai ser muito mais fácil colocar o nosso bloco e os blocos de tantos outros na rua em uma cidade mais cabeça aberta que esta que está aí.

*Aê Youssef, 36, é fundador e sócio do Studio SP e do Studio RJ, um dos fundadores do site Overmundo e presidente do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Foi coordenador de Juventude da prefeitura de SP (2001-04). E-mail: ayoussef@trip.com.br

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.