PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|NY - RJ

Atualização:

Truque pra enganar turista. Uns negos em Nova York montam bancas em lugares estratégicos e vendem "cópias" de roteiros de séries e filmes famosos [Seinfeld, Tarantino, Scorcese].

PUBLICIDADE

Na real, alguém teve a idéia de digitar, digo, datilografar aquilo que viu e ouviu dos filmes, num formato que não se usa mais, tirar cópia, encadernar e falsificar, induzindo que ali estão as palavras do original, em caracteres de máquina de escrever.

Pois é, PULP FICTION foi escrito numa máquina de escrever? Tá... E custa 20 dólares cada um.

A coisa é tão bem feita, que é um xerox meio apagadinho, como se tivesse sido tirado às pressas, afanado do cofre das produtoras. Poderiam ter anotações nele. Aí, sim, daria mais credibilidade. Tais como: "Travolta sucks..."

Funcionaria aqui também. Cópias de TERRA EM TRANSE, CIDADE DE DEUS, CENTRAL DO BRASIL, TROPA DE ELITE, vendidas no Pão de Açúcar. Quem se habilita?

Publicidade

Vale uma visitinha à ONU, com guia que te leva até o plenário, aquele em que o BRAZIL abre os trabalhos, por tradição, e explica, afinal, pra que serve a organização.

Este monumento é uma santa. Foi das poucas coisas que restarem de Hiroshima, depois da Bomba. Foi encontrado nos escombros da catedral. Repare que a frente parece intacta, mas as costas recebeu o calor e a radiação da bomba.

Na ONU, Sebastião Salgado tem uma ala especial de exposição permanente. Assim como Portinari, cujos painéis gigantes dão as boas vindas aos líderes mundiais.

Olha a guia aí, falando sem parar por uma hora.

+++

Publicidade

A "pelada" dos caras é mega profissa. Na verdade, é um basquete [de várzea], com 3 juízes [uniformizados], técnicos e... narrador!!!

É isso mesmo. Esse mané com megafone narra o jogo, entrevista a platéia, faz anúncios, dá apelido aos jogadores. Pois é, tem nego que gosta de brincar de Galvão num domingo de sol.

+++

De NY vim direto pro Rio, participar de uma mesa sobre o papel do HOMEM nos novos tempos, na BIENAL DO LIVRO.

Imaginei que me perguntariam sobre a crise do MASCULINO. Foi a primeira pergunta.

Publicidade

Pensei bem e disse: "Crise? Nunca foi tão bom ser homem. Afinal, as mulheres agora dão em cima, a corte é democrática, elas finalmente perderam a timidez e também xavecam. Sem contar que nossa vida sexual está quimicamente garantida na velhice."

Reinaldo Moraes, meu parceiro de debate, foi além: "E agora a gente racha a conta, porque muitas delas ganham mais do que nós." Crise?

LEVAM muita molecada nessas feiras de livro, para formar público. Mas é o velho e bom gibi que mais seduz. Há décadas é assim, feiras lotadas de crianças e adolescentes, uniformizados ou não, em excursões. Realmente forma público? O hábito de leitura do brasileiro se consolidou?

Não é obra minha.

Montaram um espaço reservado só para mulheres tricotarem e discutirem o FEMININO. Por que no cartaz a mulher aparece sem rosto [olhos e nariz], é uma incógnita.

Publicidade

Ah, minha obra estava lá, na entrada do estande da EDITORA OBJETIVA, que ganhou na Bienal passada o prêmio de o mais bonito. Com esse bigode, quem resiste?

+++

Faltarei hoje ao compromisso em FLORIPA na SEMANANA DO JORNALISMO. Estou acamado. O grande amigo [e divertido] JOÃO PAULO CUENCA irá me substituir. Não poderia ser melhor. Sairão ganhando todos.

Fica a promessa de eu ir em Novembro. Sem febre.

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.