EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Não vão pra Cuba

PUBLICIDADE

Atualização:

 

"Vai pra Cuba!" era a interjeição preferida de militantes pró-impeachment contra internautas identificados com a esquerda.

Porém, no Governo Temer, estudantes de cinema não vão pra Cuba.

Segundo o site www.assistebrasil.com.br, neste ano, o governo brasileiro encerrou a parceria com a mundialmente famosa EICTV (Escola de Cinema e TV de Cuba), que formou um número enorme de cineastas brasileiros, fundada por Gabriel García Márquez.

 

 Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

O MinC, através da Secretaria do Audiovisual, fornecia bolsas que cobriam até 75% do valor das matrículas; custeavam o valor integral das anuidades dos últimos dois anos.

Os selecionados tinham direito à hospedagem, alimentação, transporte, assistência médica e material para produção de cinema e vídeo.

Publicidade

O diretor e fotógrafo César Charlone (nomeado ao Oscar por Cidade de Deus) é um dos que a frequentavam; deu aulas lá.

O diretor e roteirista Roberto Gervitz é um veterano que passou por lá.

Como a bombada roteirista da Rede Globo, Manuela Dias (Justiça).

As inscrições para o processo seletivo seguem no site da EICTV Brasil (para cursos de Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias). O coordenador dos exames de seleção, Guigo Pádua, informou ao Assiste Brasil, que aguarda o contato para obter o posicionamento oficial da Secretaria do Audiovisual: "No fim do Governo Dilma, estavam estudando uma forma de continuar com este aporte. Com as mudanças ocorridas, esta discussão foi interrompida."

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.