EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|iene - pra não ficar falada

Agora, especuladores financeiros vão atrás da moeda japonesa e compram.

PUBLICIDADE

Atualização:

Surpreendendo a todos, o Japão afunda, mas o IENE sobe.

E isto não é piada. Segue uma lógica que só o mercado conceberia:

1. Dada a crise no Japão, grandes indústrias, como Honda, Mitsubishi, Sony, terão de repatriar dinheiro para ajudar a reconstrução do país.

2. Para isso, trocarão os dólares das filiais americanas, os euros das européias, os reais das brasileiras, por ienes.

3. Portando, pela lei da oferta e procura, caçarão os ienes que já estão nas mãos dos especuladores. Acima do preço.

Publicidade

Ainda tem gente que diz que só o capitalismo com economia de mercado livre e concorrência traz justiça social.

Dios mio, e não é que o velho Marx tinha razão quanto à perversidade do lucro?

+++

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"Eu, pai da (nome da filha), decido diante de Deus seguir a minha filha com autoridade e proteger no campo da pureza. Serei puro na minha própria vida como homem, marido e pai, e um homem com integridade para liderar, o guia e conselheiro da minha família. Como este juramento, tal compromisso pode ajudar Deus a proteger gerações que virão."

"Eu senti o poder dessas palavras, que atingiram diretamente o meu coração. Meu pai jurou me proteger e prometeu me proporcionar uma vida de pureza e integridade. Senti a força da sua promessa, que serve de exemplo.  Finalmente tenho um modelo a seguir por toda a minha vida e estou tão grata pela decisão do meu pai, que me sinto encorajada por assumir esse compromisso."

Publicidade

Pode uma coisa dessas?

Tais juramentos são feitos num culto em que pais e filhas- de longo e maquiagem, que vão de 4 a 12 anos de idade- trocam alianças e firmam um pacto para elas se manterem o quê?

Sim, apesar dos novos tempos, da revolução digital e no mundo árabe, virgens até se casarem.

São partes da doutrina do Purity Ball, criado em 1998 pelo pastor Randy Wilson, e que já se espalhou por 48 estados americanos e 17 países. Evento que custa US$ 89 por pessoa e dá direito a um jantar.

O ponto alto da cerimônia é quando os pais formam um círculo ao redor das filhas. Cada um pega a sua, diz o quanto ela é linda e perfeita, entrega uma flor rosa e faz o juramento.

Publicidade

Depois, o bailinho rola até meia-noite.

Wilson explica o sucesso da sua seita, Generation on Light [http://www.generationsoflight.com]:

"Pergunte a qualquer garota com qual homem ela gostaria de se casar, e ela dirá: Com um que se pareça com o meu pai."

Freud há muito dizia o mesmo, baseado numa ciência que muitos acusam de não ser empírica e no teatro grego, cujas tragédias foram escritas baseadas em mitos por autores beberrões e pederastas. Um dele fez uma peça em que o filho se apaixona pela mãe.

E os garotos?

Publicidade

Não ficam fora dessa.

Convidados a assistir ao rasta-pé evangélico das irmãs e amiguinhas, eles ganham uma espada pesada e maior do que eles.

Os líderes acreditam que eles se inspirarão e transcenderão suas vontades mais censuráveis, já que terão de crescer para usar a espada. Literalmente.

"Garotos se tornam homens observando os pais", justifica o pastor.

+++

Publicidade

 Foto: Estadão

Clamor do Sexo (Splendor in the Grass), filme de Elia Kazan, retrata as angústias de um casal de adolescentes, que vivia numa cidadezinha do longínquo Kansas dos anos 20 e é sufocado pela rígida moral puritana da época.

Bud, o capitão de time (Warren Beatty, estreando no cinema), e Deanie (Natalie Wood) são os garotos que, no auge da paixão, precisam, devem, são obrigados moralmente a se controlar, para manter a pureza regida pelas convenções.

Durante todo o tempo, os personagens do filme se perguntam como é possível reprimir tamanho desejo.

Nem os pais, nem os médicos, são capazes de explicar o que fazer com a libido característica da idade.

As coisas são assim e pronto. O pai sugere (e leva) o filho a um bordel. Chega a pagar uma garota de programa para o rapaz.

Publicidade

Na cidade, as moças não querem "ficar falada" como Loden, a irmã do cara, que dava para todos, inclusive para os homens casados, e vivia de porre, pois não suportava a moral rígida daquele canto do mundo.

Bud e Deanie se pegam, se amassam, mas não podem ir além.

Ele decide terminar o namoro, quando descobre que irá para Yale e ficará quatro anos longe da garota, pois sabe que não conseguirá se segurar e não quer estragar a pureza da garota amada.

Na escola, a professora de línguas dá uma dica do terror pelo qual os alunos passarão, ao ler o famoso poema de William Wordsworth, Splendor in the Grass, e pedir para as mocinhas interpretarem:

"Apesar de que a luminosidade foi um dia brilhante e tenha sido para sempre tirada da minha vista, embora nada possa trazer de volta o momento, do esplendor na relva, da glória na flor, nós não lamentaremos por algo que ficou para trás."

Publicidade

É quando Deanie reflete sobre a idealização em que vive, se nega a encarar a verdade e pira de vez. É internada num manicômio em que fica dois anos e meio.

Enquanto Bud larga os estudos depois do Crash de 1929, se casa com uma ex-garçonete e vira um rancheiro pobretão e digno.

O estrondoso sucesso do filme (Oscar de melhor roteiro) tem uma razão de ser.

Retrata a geração dos nossos avós, é "de época", mas foi produzido e lançado no comecinho dos anos 60, quando a pauta de uma revolução sexual que estava para ser detonada era aventada em todos os lares, bancos de escola e diners, entre um milkshake e outro.

O movimento dos direitos civis não saía das manchetes, o tabu da virgindade se desintegrara, o sutiã se tornaria peça obsoleta do vestuário, e o controle da natalidade, prioritário, inclusive com a liberação do aborto, mudando para sempre a vida sexual de todos, jovens ou não.

Publicidade

Clamor do Sexo é considerado um dos dramas mais marcantes do cinema americano, daqueles que provocam debates por um longo tempo.

Causou escândalo por retratar a crueldade que o amor entre adolescentes pode gerar, e por mexer em vespeiros fundamentais como educação e liberdade de escolha.

Temas que, pelo visto, ainda incomodam.

Afinal, o que seria de uma revolução sem uma contra-revolução, por mais que ela soe ridícula e pretensiosa. No caso da seita Generation on Light, talvez não sejam as filhas que precisem de proteção, mas os pais, de cuidados médicos.

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.