PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Há 40 anos nascia o Opinião

Atualização:

 

 

 

Exatamente no dia 6 de novembro de 1972, há 40 anos, foi para as bancas o jornal OPINIÃO, em formato tabloide, quase sem anúncios, cria do jornalista e empresário FERNANDO GASPARIAN.

PUBLICIDADE

Enquanto o PASQUIM, quando conseguia ir para as bancas, satirizava a ditadura brasileira, as transformações de um País conservador, o contraste entre o Brasil urbano e agrário, o OPINIÃO abriu colunas para discutir os rumos do regime autoritário.

Fez o pessoal do CEBRAP arregaçar as mangas e escrever numa linguagem jornalística.

Empregou uma geração de repórteres que já atuava desde a revista REALIDADE.

Imprimiu um novo modelo de imprensa que priorizava furar o bloqueio da censura, a chamada "imprensa alternativa" ou "nanica", fundamental para a ruptura do regime e a queda dele anos depois.

Publicidade

Era lido e passava de mão em mão.

Nasceram dele O MOVIMENTO [1975], EM TEMPO [1977], BEIJO [1978].

O OPINIÃO, que saía semanalmente, conseguiu a façanha de representar os jornais LE MONDE e THE GUARDIAN no Brasil.

No primeiro ano, sua tiragem chegou perto da revista Veja. Escreviam nele, entre outros:

Raimundo Pereira, Antonio Candido, Antonio Callado, Fernando Henrique Cardoso, Francisco Weffort, Paul Singer, Darcy Ribeiro, Celso Furtado, Otto Maria Carpeaux, Hélio Jaguaribe, Paulo Francis, Lauro de Oliveira Lima, Jean-Claude Bernadet, Millôr Fernandes, Oscar Niemeyer, Júlio Cesar Montenegro, Marcos Gomes, Antonio Carlos Ferreira, Bernardo Kucinski.

Publicidade

Raimundo Pereira, seu editor chefe, e que depois fundou O MOVIMENTO, disse em entrevista a Carlos Azevedo:

PUBLICIDADE

"Opinião, até o número 24, foi de 28 mil pra perto de 38 mil exemplares vendidos. Veja estava vendendo pouco mais de 40 mil nas bancas, e Visão, nas bancas, vendia perto de 10 mil. A redação do Opinião chegou a ser uma das maiores do País, em termos de esforços mobilizados a favor dela. Fora do País, era um negócio maior ainda: tinha o Robert Kennedy mandando entrevistas, tinha essas grandes publicações estrangeiras cedendo direitos pro Opinião só porque o Opinião resistia à censura."

A maior parte dos textos era censurada [vinha com uma tarja preta].

O boneco do jornal tinha que ser enviado a Brasília, de onde vinha a ordem do que deveria ser censurado.

No penúltimo número, em abril de 1977, numa rebelião contra a ditadura, o jornal anunciou que o próximo não seria mais enviado a Brasília para avaliação da censura e iria para as bancas como foi editado.

Publicidade

O regime o recolheu nas bancas. Foi seu último número.

Foi por causa do Opinião que os militares tiveram de reconhecer que havia censura prévia no País; o advogado Adauto Lucio Cardoso ganhou o processo que Gasparian moveu contra o Governo na época.

Parabéns aos sobreviventes, obrigado por resistirem, e um brinde aos que se foram, heróis que lutaram contra uma ditadura nada branda.

Especialmente ao meu segundo pai, FERNANDO GASPARIAN.

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.