EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|terça mm, semana marião

na noite de terça-feira marcelo mirisola lança seu grande livro de contos MEMÓRIAS DA SAUNA FILANDESA  na praça roosevelt, no espaço parlapatões.

PUBLICIDADE

Atualização:

vão ter leituras.

PUBLICIDADE

pedi pelo amor de deu para ler o conto OS GORILAS DE SUMATRA [que se deprimem], que o próprio MM me recomendou, como uma narrativa impiedosa da função de um escritor, sua rotina besta, e a fé de que a gente acha que aquilo que fazemos serve para alguma coisa.

trecho: "se você for um escritor de verdade, desista. a derrota é um bom começo e provavelmente será o seu fim mais açucarado... ou irremediável. caso contrário, existem o sesc e o senac e uma infinidade de cursos profissionalizantes por aí..."

mas estarei atento à leitura do conto SOBRE OS OMBROS DOURADOS DA FELICIDADE, uma obra prima, conto que abre o livro e que retrata como a felicidade de um casal da Barra pode ser destruída por um detalhe que não para de crescer: uma  bolota no ombro da mulher.

MM para mim é um dos maiores escritores contemporâneos. muitas vezes tenho inveja da sua produção e capacidade de narrar com crueldade e ironia o vazio do homem comum.

Publicidade

seu sarcasmo é alta literatura.

+++

 e MARIO BORTOLOTO ganha uma semana no ITAÚ CULTURAL de que aliás faço parte.

aqui vai o release:

Ele está de volta!

Publicidade

Mário Bortolotto é homenageado por sua trajetória de quase 30 anos pelo teatro, cinema, música e literatura. Não perca!

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Durante cinco dias, o público poderá conhecer o trabalho de um dos mais efervescentes nomes da cena cultural paulistana. A Semana Mário Bortolotto foi organizada em torno das sugestões do próprio homenageado: "Será um grande painel da minha obra. Vamos conversar bastante sobre o trabalho que faço há pelo menos trinta anos, nas áreas de cinema, teatro, literatura, poesia e música". A cada dia, um desses temas será abordado, sempre com a presença do próprio dramaturgo e de um debatedor convidado, como o escritor Marcelo Rubens Paiva e o jornalista Jotabê Medeiros. Além disso, a semana conta com diversas performances - como um pocket show de poemas -, exibição de vídeos e show da banda de Bortolotto, a Saco de Ratos.

Há 28 anos no Grupo Cemitério de Automóveis, Mário Bortolotto já escreveu mais de 50 peças e trabalha "exaustivamente não só como escritor, mas também como diretor, ator, sonoplasta, iluminador, ainda encontrando tempo pra cantar numa banda de rock", como ele mesmo declara. Sempre com uma temática essencialmente urbana e decadente, Bortolotto tem diversas peças aclamadas pela crítica, como Nossa Vida Não Vale um Chevrolet e Medusa de Rayban.

Bortolotto ainda se recupera dos três tiros que levou em um assalto na emblemática Praça Roosevelt, em dezembro de 2009. "Sempre vi o mundo como um lugar difícil, um lugar perigoso de viver. E agora tenho mais certeza disso." Apesar das dores, o dramaturgo está otimista quanto à semana de sua homenagem: "Vai ser divertido porque vou fazer coisas que gosto e conversar com pessoas que curto. Vai ser divertido pra mim e espero que seja para o público também." 

 

Publicidade

 

 

 

Confira a programação detalhada:

quarta 24 a domingo 28 de fevereiro sempre às 20h

quarta 24 Teatro

 

 

 

Jefferson Del Rios é redator, editor, correspondente no exterior e crítico teatral atuante na imprensa paulista, como nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e nas revistas IstoÉ e Bravo!. Foi professor convidado do Conservatório Nacional de Lisboa.

quinta

Publicidade

 

André Kitagawa é quadrinista e autor do álbum Chapa Quente, adaptado para o teatro pelo Grupo Cemitério de Automóveis. Ganhador do Salão de Piracicaba e do prêmio HQ Mix.

Jotabê Medeiros é repórter e crítico de música do jornal O Estado de S. Paulo. Formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, escreveu para SomTrês e Showbiz e foi editor assistente na Folha de S.Paulo e na Veja SP, e editor executivo da Rede CNT Gazeta de Televisão.

Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo, jornalista e roteirista. Por suas obras, já ganhou o Prêmio Jabuti (1983), Moinho Santista (1985) e Shell de Teatro (2000). Publicou diversos livros, entre eles o premiado romance Feliz Ano Velho (1982). Atualmente, é colunista do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta 26 Cinema

 

 

 

Getsêmani

Publicidade

Mario Bortolotto, Brasil, 2009, 80 minClassificação indicativa: 14 anos Um grupo extremista sequestra um editor de livros de auto-ajuda e tem como finalidade persuadi-lo a publicar literatura de primeira grandeza. Participação especial de Marcelo Mirisola.

Beto Brant é cineasta. Dirigiu filmes como Os Matadores (1995) e Crime Delicado (2005). Está lançando o filme O Amor Segundo B. Schianberg e em agosto iniciará as filmagens de Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, versão cinematográfica do romance homônimo de Marçal Aquino.

sábado

 

Ademir Assunção é poeta, letrista e jornalista. Já publicou diversos livros e alguns de seus poemas foram musicados e gravados por Itamar Assumpção, Edvaldo Santana, Madan e Ney Matogrosso. É um dos editores da revista literária Coyote.

domingo 28 Música 

Publicidade

 

 

 

Paulo de Carvalho é radialista e músico. Fundador, compositor e vocalista da banda Velhas Virgens (maior banda independente do Brasil), considera-se subcelebridade da internet, blogueiro em férias e twitteiro juramentado.

Instituto Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural | Avenida Paulista, 149 - Paraíso - São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô) Informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.ogr.br

 

entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência (247 lugares)

Não recomendado a menores de 14 anos.

 

 

 

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.