PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Começar [ou terminar] uma paixão

Fui ver o filme novo do BETO BRANT, O AMOR SEGUNDO B. SCHIANBERG, em cartaz na MOSTRA DE CINEMA.

Atualização:

Passou sábado. Passará de novo 30/10 [sexta-feira], 15h50, no Cine Bombril, e 03/11 [terça-feira], 15h10, no Espaço Unibanco Augusta.

PUBLICIDADE

Fala de um casal que começa uma relação amorosa e que não sai do apê [dela]. Em que falam de vida, relações, arte, rotina, com diálogos aparentemente improvisados.

Ele, GUSTAVO MACHADO, é um ator que está numa peça de PLINIO MARCOS, NAVALHA NA CARNE. Ela, MARINA PREVIATO, uma videoartista que prepara, filma e edita um vídeo. O convidou para ser personagem de sua obra. E, irresistível, começaram uma história.

Curiosamente, GUSTAVO estava levando a peça NAVALHA NA CARNE no CENTRO CULTURAL [com GERO CAMILO e PAULA COHEN]. E MARINA é uma artista que, sim, montava seu vídeo.

A linha dramática do filme é simples e cruel, como é simples [e cruel] começar e terminar uma relação:

Publicidade

o casal se conhece; o casal ganha intimidade; o tesão é enorme; explosão de carinho e gentileza; um aprende com o outro; cozinham juntos aquele omelete básico; um conhece os amigos do outro; aprendem a controlar o ciúme pelo desconhecido; aprendem a respeitar as manias e a conhecer o timing do outro; o tédio aparece; eventualmente, ela não quer transar; as brincadeiras dela, que antes não incomodavam, agora machucam, como se tocassem em feridas mal cicatrizadas; ele explode e inicia uma discussão de relação, para colocar pingos no i; inseguro, quer saber onde está se metendo, se é pra valer, se estão na mesma sintonia, se vai haver limites e regras; por fim, decidem, vão ficar juntos ou, bye-bye, foi só uma historinha, mais uma entre tantas.

Ao final, vemos na tela o vídeo que ela preparava [em que ele atuava] durante toda a trama. Enquanto antes não entendemos direito o que ela estava fazendo, por que editava aquilo no seu MAC, o que era aquele espelho que ela quebrara, aquelas maluquices que ela fazia no apê.

É um filme diferente, que surpreende, prende a atenção. Fui sem saber detalhes de como foi feito. Diversos tipos de câmeras o filmam, algumas bem definidas, outras toscas.

No final da sessão, um papo com o diretor. Então, ele contou. Surpresa:

O filme foi feito com o apoio da TV CULTURA, para passar na tevê. Mas ganhou outro tratamento. O casal ficou alguns dias preso no apê, em que foram espalhados microfones [mais de 20] e diversas câmeras fixas, entre elas, câmeras de segurança.

Publicidade

Como num Big Brother, não havia um técnico no set de filmagem. A equipe monitorava tudo do apartamento vizinho, durante 24 horas, como num reality show. O diretor comandava uma mesa com um joystick, escolhendo a câmera e microfone certos.

Não interferia nos diálogos, nas cenas. Eventualmente, mandava um email ou uma mensagem pelo celular, indicando e sugerindo. O roteiro foi rasgado. Tudo o que foi dito veio dos próprios atores, inclusive o DR bombástico e tocante.

A história tão verdadeira de uma paixão foi contada por um casal que não é casal na vida real. Mas viveu aquilo que se estivesse, sim, iniciando uma história.

Filme que ficamos torcendo para não terminar.

E deu química. GUSTAVO é um ator de primeira, divertido e inteligente, tem respostas rápidas e entende do ofício. MARINA é uma das mulheres mais lindas, é uma artista, está concentrada no seu vídeo [que é exibido no final].

Publicidade

E BETO é esse diretor que não faz concessões, que trafega entre o teatro e as artes plásticas, que poderia ser um dos grandes diretores do cinema comercial do Brasil, já que foi bem sucedido em OS MATADORES e O INVASOR, mas que filma como poucos, nunca repete os mesmos truques, inova a cada obra, se afasta do chicletinho básico, incomoda, arrisca, vai ao limite e, parece, não se importa com o saldo da sua conta bancária.

+++

Mudando de assunto completamente, alguém sabe me explicar por que as mulheres brasileiras pararam de REBOLAR quando andam?

Quem é mais velho se lembra desse jeitinho de caminhar da brasileira, que seduzia e chamava a atenção, e era comentado em todo o mundo.

Será que é culpa da Yoga ou Pilates? Será que reprimiram o movimento suingado do quadril depois da emancipação feminina? Para as mulheres não parecerem objeto? Foi a dancinha da garrafa que levou as mulheres a se recatar? Ou foi o funk carioca que desqualificou o saracoteio tão brasileiro?

Publicidade

Não querem mais se expor? Só vale quando dançam? Se cansaram do assédio nas ruas, trens e praias?

Vou perguntar ao meu amigo e colega ROBERTO DAMATTA se há explicações para a mudança desse costume tão tropical.

+++

Festinha hoje para arrecadar fundos para um projeto teatral, como rola às segundas-feiras no STUDIO SP, ideia genial que pegou e incentiva o teatro e o cinema. Uma maneira de se divertir e contribuir, ou dar 1 sentido para a sua balada.

A grana dessa vez vai para a produção da peça MENINAS DA LOJA, e tem show do meu querido amigo JUNINHO BARRETO, um dos compositores que estão na lista top rated do meu iTune.

Publicidade

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.