EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|A série tosca e a genial

PUBLICIDADE

Atualização:

HBO colocou no ar duas séries premium (de orçamento alto) simultaneamente: a terceira temporada de Westworld e The Plot Against America.

PUBLICIDADE

A primeira tem um roteiro tosquíssimo. A segunda é absolutamente genial.

A primeira é escrita por um time enorme, inexperiente, cujo showrunner, J. J. Abrams, fez filmes de ação, com boa bilheteria, mas intelectualmente limitados.

A segunda é de David Simon, no time dos quatro maiores showrunners da TV mundial, que a mudaram para sempre e deram na Terceira Era de Ouro (com David Chase, de Sopranos, Mattew Weiner, de Mad Men, e Vince Gilligan, de Breaking Bad e Better Call Saul).

Simon é o autor da histórica The Wire. Dos quatro, é o mais inquieto e atuante. Emplacou ainda Generation Kill, Treme, Show me a Hero e The Deuce, todas da HBO, todas geniais.

Publicidade

Com o parceiro Ed Burns, adaptou o atualíssimo livro de Philip Roth, sobre a possibilidade dos EUA entrarem numa era de autoritarismo, com inspirações fascistas.

Segue a linha do "se", criada por Philip Dick em O Homem do Castelo Alto: e se os americanos tivessem eleito em 1940 o antissemita Lindbergh, o herói aviador e antipolítico, ao invés de Roosevelt, e aderido a Hitler?

No país da liberdade, entra uma retórica autoritária de intolerância e ódio, antissemita, racista. Como aliás temos visto por aí.

Qual o problema de Westworld? A primeira temporada prometia. A premissa era genial: um parque temático em que humanos realizam fantasias das mais controversas no Velho Oeste americano lutando contra androides.

Os roteiros eram bons, a maioria da dupla Lisa Joy & Jonathan Nolan, a série suscitava discussões filosóficas, nos fazia pensar, imaginar, repensar.

Publicidade

Na segunda temporada começou a afundar. O que era boa ideia, virou um massacre sem sentido.

Agora, na terceira, saiu o parque e entrou uma Los Angeles futuristas muito bem retratada. E a vingança de uma androide.

Porém, já não se sabe mais quem é robô ou não, quem é humano ou holograma, o que verdadeiro ou falso. Uma quantidade enorme de frases feitas poluí o belo cenário. Tramas vazias, personagens sem camadas complementam a pobreza dos conflitos.

Bem, já não tinha ganho um prêmio de roteiro nas temporadas anteriores.

Por que, apesar do orçamento milionário, não contrataram bons roteiristas?!

Publicidade

Como escritor, me revolto!

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.