Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Vamos cultivar nosso jardim

Em meio à imbecilização galopante, conforta saber que uma revista de ensaios, a Serrote, chega ao seu décimo ano de existência

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:
 Foto: Estadão

Como tantos brasileiros, venho me perguntando e me atormentando com a questão: como gente tão desqualificada pode chegar ao poder?

PUBLICIDADE

Bem, não há uma resposta fácil a essa questão. Tenho a impressão de que nos debateremos com ela pelos próximos decênios, tamanho é o enigma a ser decifrado. Se é que um dia o será.

No entanto, enquanto a nossa inteligência, limitada, não resolve os enigmas da burrice, infinita,precisamos sobreviver.

E como fazê-lo? Não tenho uma resposta. Mas acho que uma possível alternativa é olharmos para os escassos espaços restantes nos quais a inteligência, a sensibilidade, a solidariedade e a beleza ainda sobrevivem. Em meio às armas, vitupérios e boçalidades.

Alguém falou: vamos cultivar nossos jardins. Ajunto: desde que essa jardinagem espiritual não nos aliene do real. Sim, por mais que a realidade seja indigesta e dolorosa, temos de enfrentá-la. Porém, sem a ela sucumbir.

Publicidade

Encontremos rastros de inteligência. Por exemplo, num momento em que as universidades se vêem ameaçadas por esta proposta risível de "escolas sem partido", uma revista de ensaios, como a Serrote, completa dez anos de existência.

Dez anos! No Brasil! Uma revista de ensaios!

Esse aniversário é motivo de pasmo e admiração. Aproveitemos. Abaixo o release do lançamento:

serrote completa dez anos e lança antologia de ensaios junto com número #30 da revista

O livro reúne autores como György Lukács, César Aira e Alexandre Eulalio. Também chega às livrarias a serrote #30, com ensaios de Philip Roth, Claudio Magris e Simone Weil

Publicidade

Lançada em 2009, a revista de ensaios do Instituto Moreira Salles chega agora à sua 30ª edição. Para celebrar a data, o IMS lança, junto com a serrote #30, o livro Doze ensaios sobre o ensaio. A antologia reúne autores clássicos e contemporâneos, como o argentino César Aira, o húngaro György Lukács, o americano John Jeremiah Sullivan e os brasileiros Lucia Miguel Pereira e Alexandre Eulalio, publicados na serrote desde os seus primeiros números. A coletânea e a revista já estão disponíveis nas livrarias, sendo vendidas separadamente.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Haverá um debate de lançamento das duas publicações no dia 21 de novembro, às 19h30, no IMS Paulista. O evento contará com a presença de três colaboradores da serrote: a socióloga Angela Alonso, o escritor Milton Hatoum e o psicanalista Tales Ab'Sáber. A antologia e a serrote #30 também serão lançadas no Rio de Janeiro, no dia 4 de dezembro, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema. Na ocasião, haverá um debate gratuito com a crítica literária Beatriz Resende e os filósofos Carla Rodrigues e Eduardo Jardim, que também já colaboraram com a revista.

Organizada por Paulo Roberto Pires, a antologia apresenta 12 reflexões sobre o ensaio com abordagens distintas, ora intimistas, ora históricas, divididas em cinco blocos temáticos: Conceitos, À Inglesa, Teoria, Latitudes e Variações. No eixo Conceitos, o livro apresenta ensaios do suíço Jean Starobinski (1920) e do americano John Jeremiah Sullivan (1974). Formado em psiquiatria e literatura, Starobinski investiga, em "É possível definir o ensaio?", as etimologias e as origens do gênero, marcado pela tensão entre o geral e o particular. Já em "Essai, essay, ensaio", Sullivan, autor do premiado livro Pulphead, explica por que se considera que os franceses inventaram o ensaio, e os ingleses, o ensaísmo.

A seção seguinte, À Inglesa, começa com um texto da brasileira Lucia Miguel Pereira (1901-1959), "Sobre os ensaístas ingleses", em que a autora defende que a Inglaterra foi o país onde o gênero melhor floresceu. Em seguida, o britânico William Hazlitt (1778-1830) reflete sobre a sua produção e a de seus contemporâneos, em "Sobre os ensaístas de periódico", clássico publicado pela primeira vez em português na revista.

No eixo Teoria, o leitor encontra dois textos de referência. Um dos grandes teóricos do marxismo, o húngaro György Lukács (1885-1971) comparece com "Sobre a essência e a forma do ensaio". Já o filósofo alemão Max Bense (1910-1990) defende que o gênero "é uma peça de realidade em prosa que não perde de vista a poesia", no texto "O ensaio e sua prosa", que permaneceu, por mais de seis décadas, inédito no Brasil.

Publicidade

A seção Latitudes traz três textos. Em "Nossa América é um ensaio", o colombiano Germán Arciniegas (1900-1999) associa o gênero à história do continente e à descoberta do Novo Mundo, que abalou as certezas de até então. Em "O ensaio literário no Brasil", Alexandre Eulalio (1932-1988) apresenta um panorama da recepção do gênero no país ao longo de 200 anos. A produção do próprio Eulalio é abordada no texto seguinte, "Viagem à roda de uma dedicatória", assinado pelo editor da serrote, Paulo Roberto Pires (1967).

A última seção, Variações, reúne três escritores contemporâneos. Em "Retrato do ensaio como corpo de mulher", a americana Cynthia Ozick (1928) defende que um verdadeiro ensaio "não serve a propósitos educativos, políticos ou sociopolíticos: é o movimento de uma mente livre quando brinca". Christy Wampole(1977), professora de Princeton, cria uma analogia entre a figura do ensaísta e a do DJ. Um dos principais nomes da literatura contemporânea, o argentino César Aira (1949) defende, em "O ensaio e seu tema", que a escrita ensaística é o lugar de união de saberes distintos.

O texto de Aira também é publicado na serrote #30, que chega às livrarias junto com a antologia. Nesta edição comemorativa, a revista reúne textos de Philip Roth, Henry Louis Gates Jr., Claudio Magris, Simone Weil, Carla Rodrigues, Eucanaã Ferraz, Joca Reiners Terron, Djaimilia Pereira de Almeida e Humberto Brito, Daniel Salgado, além de um ensaio visual de Luiz Zerbini.

Entre os destaques da revista, está o texto "Contemplando Kafka", de Philip Roth (1933-2018), que narra os últimos anos de vida de Franz Kafka e, em um exercício de imaginação, conjectura o que poderia ter acontecido se o escritor tcheco, que morreu em 1924, tivesse vivido por mais tempo e se refugiado nos Estados Unidos. Numa de suas últimas entrevistas, Roth revelou que este ensaio, escrito em 1973 e inédito no Brasil, era um de seus preferidos.   

O historiador norte-americano Henry Louis Gates Jr. (1950), no ensaio "Branco como eu", retoma a história do crítico literário Anatole Broyard (1920-1990), que, para se consolidar no meio editorial, omitiu sua ascendência negra.

Publicidade

No ensaio "O segredo e seu contrário", o italiano Claudio Magris (1939), um dos maiores escritores europeus da atualidade, reflete sobre como o conceito de segredo está presente em diversas esferas da sociedade: da política, às brincadeiras infantis, dos mitos gregos à intimidade dos casais, e no próprio exercício da escrita.

A edição traz também "A Ilíada ou o poema da força", clássico da filósofa francesa Simone Weil (1909-1943), publicado em 1940, durante sua militância na resistência francesa. A autora propõe que o verdadeiro tema da obra de Homero é a força, que, de diferentes maneiras, subjuga a alma humana.

Em "Fios, nós, tranças, tramas", a filósofa brasileira Carla Rodrigues (1961) apresenta uma breve história dos feminismos no Brasil. Em "Todos pareciam felizes", o poeta Eucanaã Ferraz (1961) reflete sobre a cultura material da década de 1960, entremeando referências distintas, como a obra de Carlos Drummond de Andrade, os filmes de Alfred Hitchcock e a arquitetura dos motéis norte-americanos.

Ainda na serrote #30, o escritor Joca Reiners Terron (1968) mergulha nos papéis e nas obsessões de Valêncio Xavier, no ensaio "O Frankenstein de Curitiba". A angolana Djaimilia Pereira de Almeida (1982) e o português Humberto Brito (1980) refletem sobre os impasses do engajamento político em "O desinteresse pelo poder". Em "Transgressão à direita", Daniel Salgado (1995) recupera as origens da nova direita brasileira nos fóruns da internet.

A edição traz também ensaios visuais de Santidio Pereira, Marcos Chaves, Gego, João Loureiro, Hurvin Anderson, Helena Almeida, William Orpen e Regina Silveira, que assina a capa da revista.

Publicidade

Doze ensaios sobre o ensaio: antologia serrote

Organizador: Paulo Roberto Pires

256 páginas

ISBN: 978-85-8346-049-7

R$ 44,50

Publicidade

serrote#30

222 páginas

R$ 48,50

Serviço

São Paulo

Publicidade

serrote 10 anos: Como chegamos até aqui

Debate de lançamento da antologia Doze ensaios sobre o ensaio e da serrote #30 - com Angela Alonso, Milton Hatoum e Tales Ab'Sáber

21 de novembro, às 19h30

Cineteatro do IMS Paulista

Entrada gratuita, com lugares limitados

Publicidade

Distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa.

Por ocasião do lançamento, haverá um debate com a socióloga Angela Alonso, o escritor Milton Hatoum e o psicanalista Tales Ab'Sáber. Os três discorrerão sobre o momento político do Brasil e os desafios que se apresentam para os intelectuais. A conversa será mediada pelo editor da serrote, Paulo Roberto Pires, e por Guilherme Freitas, editor-assistente da revista.

Avenida Paulista, 2424

São Paulo

Tel.: 11 2842-9120

imspaulista@ims.com.br

Rio de janeiro

serrote 10 anos: Como chegamos até aqui

Debate de lançamento da antologia Doze ensaios sobre o ensaio e da serrote #30 - com Beatriz Resende, Carla Rodrigues e Eduardo Jardim

4 de dezembro, às 19h

Livraria da Travessa - Unidade de Ipanema

Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço

Por ocasião do lançamento, haverá um debate com a crítica literária Beatriz Resende e os filósofos Carla Rodrigues e Eduardo Jardim. Os três discorrerão o momento político do Brasil e os desafios que se apresentam para os intelectuais.

Livraria da Travessa - Unidade de Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 572

Rio de Janeiro

Tel: 21 3205-9002

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.