PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Soldados da Borracha

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Capa do livro 'Soldados da Borracha', projeto de Wolney Oliveira 

Nosso amigo Wolney Oliveira lança agora, a partir de 19h30, na Livraria Cultura, o livro Soldados da Borracha, organizado por ele com textos de Ariadne Araújo e Marcos Vinícius Neves. Wolney tem um filme sobre o tema: Borracha para a Vitória (ver mais informações sobre o filme em http://bucanerofilmes.com/borracha-para-a-vitoria.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma história incrível, a de milhares de nordestinos enviados para a Amazônia durante a 2ª Guerra Mundial para trabalhar nos seringais. Tudo fazia parte do esforço de guerra, conhecido como "A Batalha da Borracha". Era preciso a fabricação intensiva de borracha para alimentar os carros de combate, armamentos e outras finalidades do dispositivo bélico utilizado na Europa.

Ainda existem sobreviventes daquela época, lutando pela equipação com os pracinhas da FEB. Afinal, também eles participaram do esforço brasileiro na 2ª Guerra, durante o governo de Getulio Vargas.

Falei em livro, mas na verdade é um livraço, um daqueles volumes de colecionador, de capa dura, papel cuchê, 256 páginas de textos e muitas, muitas fotografias de época. Conta e mostra em detalhes esse drama humano, tão esquecido da nossa historiografia. A guerra foi travada em nosso próprio território e não nos demos conta disso.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.