PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Sócrates Brasileiro (1954-2011)

Não poderia haver notícia mais triste para o domingo de decisão do Campeonato Brasileiro do que a morte de Sócrates.

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

O Corinthians deve homenageá-lo. Mas Sócrates foi ídolo de todos. Ou alguém não se lembra da passagem dele por aquela brilhante seleção brasileira de 1982, uma das melhores de todos os tempos, mas que não ganhou a Copa?

PUBLICIDADE

Uma vez vi um jogo de Sócrates contra meu time. Sentado atrás do gol, pude observar como desmontava o esquema tático defensivo do adversário pelos toques inesperados, em especial os de calcanhar. Todo mundo sabia que ele usava o calcanhar como ninguém. Mesmo assim, desconcertava a defesa. Mostrava, à torcida, que a beleza, aliada à eficácia, é fundamental no futebol. Na vida também.

Sócrates também desconcertou ao liderar a Democracia Corinthiana e ao se engajar na luta pelas Diretas-Já. Numa profissão tida como alienada, era um exemplo de cidadão, libertário, participante e responsável por seu tempo.

Enfim, um jogador excepcional e um ser humano de primeira. Perdê-lo, aos 57 anos, é uma tremenda tristeza. Uma injustiça da natureza, que às vezes dá vida longa a tiranos e bandidos.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.