As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Rumo a Gramado

Luiz Zanin Oricchio

08 de agosto de 2009 | 19h35

Lá vou eu para Gramado, para mais um festival de cinema. As informações do que rolar na serra você terá aqui no blog. No sábado, dia 15, às 20h30, o Canal Brasil transmite a premiação, junto com a TV Com. Estarei nos comentários, junto com o amigo Roger Lerina, ambos comandados pela indescritível Simone Zucolotto. Convido todos a assistir.

Bem, aí embaixo vocês encontram a relação dos filmes que participam da mostra competitiva. Parece uma boa seleção, embora haja filmes repetidos, sina dos festivais brasileiros. A dupla de curadores de Gramado, Sergio Sanz e José Carlos Avellar não dá a menor bola para isso, dizendo que importa que sejam bons filmes e não que tenham participado de outros festivais. É uma tese, a meu ver para lá de discutível.

O festival começa amanhã, domingo, com a exibição fora de concurso de uma obra-prima, Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutierrez Alea, que não pode servir de padrão de comparação com o que vier depois porque senão seria covardia.É um filmaço incrível e será um prazer revê-lo na tela grande. Serve como marco para o cinquentenário do Icaic, o Instituto Cubano do Cinema. Entre tantas homenagens de Gramado, eis aí uma que se justifica plenamente.

Enfim, amanhã é dia de aeroporto e subida para a serra gaúcha. Até lá.

LONGAS NACIONAIS

Canção de Baal
Cildo
CORPOS CELESTES
Corumbiara
Em Teu Nome
Quase um TANGO …

LONGAS ESTRANGEIROS

GIGANTE
La Próxima Estación
La Teta Asustada
LLUVIA
NOCHEBUENA

CURTAS NACIONAIS
A Invasão do Alegrete
DoceAmargo
Em Terra de Cego
Ernesto no País do Futebol
Josué e o Pé de Macaxeira
NÃO ME DEIXE EM CASA
O Teu Sorriso
O TROCO
Olhos de Ressaca
Pra Inglês Ver
QUIROPTEROFOBIA
Teresa

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.