Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Rumo a Gramado

Lá vou eu para Gramado, para mais um festival de cinema. As informações do que rolar na serra você terá aqui no blog. No sábado, dia 15, às 20h30, o Canal Brasil transmite a premiação, junto com a TV Com. Estarei nos comentários, junto com o amigo Roger Lerina, ambos comandados pela indescritível Simone Zucolotto. Convido todos a assistir.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Bem, aí embaixo vocês encontram a relação dos filmes que participam da mostra competitiva. Parece uma boa seleção, embora haja filmes repetidos, sina dos festivais brasileiros. A dupla de curadores de Gramado, Sergio Sanz e José Carlos Avellar não dá a menor bola para isso, dizendo que importa que sejam bons filmes e não que tenham participado de outros festivais. É uma tese, a meu ver para lá de discutível.

PUBLICIDADE

O festival começa amanhã, domingo, com a exibição fora de concurso de uma obra-prima, Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutierrez Alea, que não pode servir de padrão de comparação com o que vier depois porque senão seria covardia.É um filmaço incrível e será um prazer revê-lo na tela grande. Serve como marco para o cinquentenário do Icaic, o Instituto Cubano do Cinema. Entre tantas homenagens de Gramado, eis aí uma que se justifica plenamente.

Enfim, amanhã é dia de aeroporto e subida para a serra gaúcha. Até lá.

LONGAS NACIONAIS

Canção de Baal Cildo CORPOS CELESTES Corumbiara Em Teu Nome Quase um TANGO ...

Publicidade

LONGAS ESTRANGEIROS

GIGANTE La Próxima Estación La Teta Asustada LLUVIA NOCHEBUENA

CURTAS NACIONAIS A Invasão do Alegrete DoceAmargo Em Terra de Cego Ernesto no País do Futebol Josué e o Pé de Macaxeira NÃO ME DEIXE EM CASA O Teu Sorriso O TROCO Olhos de Ressaca Pra Inglês Ver QUIROPTEROFOBIA Teresa

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.