Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Quando me Apaixono

A atriz Helen Hunt estreia na direção de longas-metragens com um delicado filme sobre relacionamentos humanos. Ela mesma interpreta a protagonista de Quando Me Apaixono, a professora April Epner, que enfrenta crises profundas, e em sucessão. O marido a abandona, a mãe adotiva morre e a mãe biológica entra em contato com ela. Como se não bastasse, no meio do processo, se apaixona pelo pai de uma de suas alunas. Ufa!

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

O melhor do filme, baseado em romance de Elinor Lipman, está no contraste entre a introvertida April e sua mãe biológica, Bernice, um furacão de vitalidade interpretado por Bette Midler, no papel de uma apresentadora de um programa popular de TV. Uma é toda interiorizada como uma ostra e, adivinha-se, cheia de complexos e frustrações. A outra é toda para fora, famosa, glutona, mentirosa. Será uma difícil aproximação e o filme se apóia nesse processo entre contrários.

PUBLICIDADE

Quando me Apaixono é um filme de narrativa simples, sem grandes invenções formais. Nem por isso rotineiro. A simplicidade está ali para que não encubra o trabalho do elenco. É um filme de atriz e atrizes detestam quando são colocadas em segundo plano, como fazem alguns diretores. Neste caso, em que a atriz é a própria cineasta, o risco não existe. Não há movimentos de câmera, contorcionismos formais ou saltos no tempo para dispersar a atenção do público. Este irá se concentrar nas falas e nos rostos dos intérpretes. Ou melhor, "das" intérpretes, já que o show mesmo é a fricção entre Helen e Bette. Isso não quer dizer que haja exibicionismo. Existe apenas concentração sobre o trabalho do elenco, o que é uma opção de quem dirige.

Em filigrana, o filme traz um comentário sobre a desumanização da vida contemporânea, a solidão da grande metrópole e a facilidade com que valores tradicionais (família, filhos, amizade) são esquecidos em favor da carreira profissional, da competição pela vida. Nada disso é muito explicitado, mas está lá. April, a personagem de Helen Hunt, é uma mulher frágil, sofrida, que busca dar um sentido à existência, sem se aprofundar em grandes filosofias. Sua "antagonista" é uma criatura que pensa menos e age mais. Em aparência, é mais bem resolvida, mas se verá que tem seus problemas e limitações. Como todos, aliás. Em seu primeiro trabalho como diretora, Helen poderia ter feito uma caricatura. Fez apenas um filme simples e humano.

(Caderno 2, 6/8/10)

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.