Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Processo de amadurecimento

Todo mundo sabia que o Santo André iria vender caro a derrota. Todos, menos os jogadores do Santos, que tiveram de levar pito no vestiário para voltarem ao segundo tempo com alguma atitude. Não sei para vocês mas, para mim, esse é um dos mais insondáveis mistérios do futebol, muito maior do que o das questões táticas, com o qual se comprazem alguns ilustres colegas comentaristas. Por que um time entra desligado justamente em partidas decisivas, quando deveria estar com a adrenalina à toda? Mistério, que me atormenta desde a Copa de 1998 e aquela final com a França.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Pensando pelo lado da psicologia, talvez isso seja um pouco mais compreensível. A ansiedade e o desejo de definir logo, de tão grandes, acabam por provocar algum tipo de paralisia, mental e física. Que deve ser desfeita por um "tranco" bem dado pelo treinador no intervalo. Como confessou o veterano Léo, o que Dorival Jr. disse no vestiário não pode ser repetido em entrevistas. Não é coisa para gente de família ouvir. Em todo caso, o time acordou. Voltou ligado, fez valer sua qualidade técnica e marcou três gols em poucos minutos. Em seguida dormiu de novo, permitiu que o Santo André voltasse ao jogo e, mesmo com dez em campo, conseguisse diminuir o prejuízo. Se houvesse tempo técnico no futebol, talvez Dorival pudesse sacudir seus pupilos a cada 15 ou 20 minutos para garantir um fluxo de jogo mais contínuo, sem apagões ou curtos-circuitos.

PUBLICIDADE

Mesmo assim não se pode garantir. Existe toda uma psicologia esportiva a estudar a influência dos estados emocionais no desempenho e nem por isso as oscilações deixam de existir. Suspeito que, no caso do futebol, esses fatores sejam mais determinantes. Isso explica a maior ocorrência de zebras nesse esporte do que em outros, que apresentam uma frequência muito mais regular de vitórias dos favoritos. O futebol é frágil, mais indócil à análise de especialistas e derruba sem piedade quem se arrisca a previsões muito fechadas. Ainda mais quando envolve times de alto talento, como este do Santos, mas composto por atletas ainda em formação.

Por exemplo: quem quiser ter ideia do grau de maturidade de Neymar, a estrela da companhia, agora no estaleiro por uma contusão no olho, leia a ótima entrevista feita pela repórter Débora Bergamasco para a coluna Direto da Fonte, da Sonia Racy, no Caderno 2 de ontem. Neymar preocupa-se muito com a Ferrari e o Porshe que um dia hão de adornar sua garagem, com os brincos especiais de ouro que mandou fazer, depila as pernas e alisa os cabelos, mas nunca enfrentou problemas de racismo porque, como diz, "não sou preto". Uma criança, precocemente rica.

Imaturidade à parte, o fato é que o Santos se aproximou mais do título paulista, que só deixa escapar em caso de cochilo total. Ou de exibição extraordinária do Santo André, que é muito bom time e chegou por mérito em segundo lugar na fase de classificação. Talvez já tenha atingido aquela que era sua ambição secreta nestas partidas finais. Oferecer resistência ao time da moda e mostrar que não entrara para a decisão no papel de saco de pancadas. Isso, o time do ABC já realizou e pode pôr no currículo.

Nesta altura do campeonato, o Santo André parece já se despedir de si mesmo, pois seus principais atletas já andam em busca de colocação em times grandes. Bruno César, Nunes, Gil e outros parecem ter novos endereços para a continuação do ano, qualquer que seja o desfecho domingo que vem. Sina dos clubes de menor poder aquisitivo. Perdem seus principais talentos para os grandes que, por sua vez, perdem os seus para os gigantes do exterior.

Publicidade

É a cadeia alimentar do futebol, segundo a lógica perversa do darwinismo econômico. Peixe pequeno é comida de peixe médio, e este vira banquete de tubarão.

(Coluna Boleiros, 27/4/10)

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.