Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Passione

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/YJoysoqfrVM" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

John Turturro, o ator e diretor ítalo-americano, dá uma de jardineiro e cultiva suas raízes peninsulares com este Passione, documentário sobre a canção napolitana. Turturro é descendente de sicilianos e de bareses, mas foi encontrar na turbulenta Nápoles o epicentro para cultivar sua italianidade.

PUBLICIDADE

De saída, deve-se dizer que, quem espera um filme tradicional sobre o tema, uma espécie de coletânea do cancioneiro meridional, pode se decepcionar um pouco. Turturro sai em busca daquilo que é bastante conhecido na canção de Nápoles (não faltam nem mesmo os clássicos O Sole Mio, Marechiare e Catarì) mas busca, também, e talvez em especial, a maneira como essa história musical sobrevive, avança, se mescla e se transmuta. Até como estratégia para atravessar o tempo e conquistar novos seguidores.

Desse modo, ao mesmo tempo em que fala de (e mostra e ouve) Totò, o impagável ator cômico e autor de um clássico do gênero, Malafemmena, veem-se na tela muitos jovens que praticam as canções e a elas se entregam de maneira devota. Jovens e moças belíssimas, que cantam e dançam a tradição de modo a explicitar suas relações com a chama do flamenco e, às vezes, com a melancolia do fado, como no caso da cantora portuguesa Mísia.

A paisagem de Nápoles está lá, com o Vesúvio ao fundo, alguns prédios decadentes, os scugnizzi (pivetes), roupas penduradas entre os apartamentos, o mar magnífico. Nápoles é encantadora não apenas porque é bela, mas porque é diversa. Rica e pobre, opulenta e decrépita. Multicultural e multirracial. Alguns personagens se destacam nesse cadinho, como o cantor e saxofonista James Senese, italiano, negro, fruto da relação entre um soldado americano e uma napolitana. Coisas da guerra. Mas Nápoles é essa convulsão histórica permanente, invadida em sucessivas levas por árabes, por normandos, por todo mundo.

Sua vitalidade vem daí. Sua música, idem. É romântica, fala dos males de amor, mas o seu é um romantismo selvagem, forjado por essas mil influências. Compreende-se, em vista dessa riqueza, que artistas como Massimo Ranieri, Peppe Barra e Fausto Cigliano se empenhem em zelar pelo legado. Compreende-se também que atraia os mais jovens, como Pietra Montecorvino e Mina, que se entregam de corpo e alma a canções tão pungentes e viscerais.

Publicidade

Mas há também a reciclagem e a fusão empreendidas por artistas como Max Casella, Raiz e a tunisiana M'Barka Ben Taleb, que tomam as canções originais e lhes dão outra roupa e dimensão. Às vezes funciona bem; noutras, tem-se nostalgia da forma de interpretação original, consagrada e decantada por mais de um século de tradição, que vem de Caruso a Tito Schipa.

Aliás, um dos momentos mais divertidos é uma animada polêmica entre especialistas opondo defensores de Caruso e do pioneiro Fernando de Lucia. Um Fla-Flu à napolitana, que atravessa séculos. Uma rara unanimidade (ou quase, já quem em Nápoles são difíceis os acordos) é Sergio Bruni (1921-2003), apontado pela maioria como o grande intérprete do gênero. Outra muito citada é a poderosa Angela Luce.

Dentro desse quadro, são visíveis tanto a emoção quanto o prazer de Turturro. Ele se coloca no filme, conversa com os músicos e cantores, dança e interpreta. Está em casa. Com aquela proximidade um tanto alheia que o descendente de imigrantes mantém com o país de origem dos antepassados. Talvez apenas quem esteja nessa situação possa conhecer a fundo essa sensação ambígua, a da estranha familiaridade.

O resultado disso tudo é um filme que, longe de perfeito, é divertido, íntegro, emocionante. Para ser melhor deveria trazer as legendas das canções. Elas compõem a narrativa na qual o filme mergulha. Infelizmente, é privativa dos que conseguem decifrar o sonoro dialeto napolitano. Haja coração.

(Caderno 2)

Publicidade

 

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/QTDdM_1nrOo" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.