PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|'Pacarrete' é o grande vencedor de Gramado 2019

Produção cearense levou oito Kikitos, inclusive o de melhor atriz, para Marcélia Cartaxo, que interpreta a personagem-título

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

 

 

 

 

 

Marcélia Cartaxo em 'Pacarrete' Foto: Estadão

GRAMADO - A produção cearense Pacarrete levou oito Kikitos, incluindo os de melhor filme, direção (Allan Deberton), atriz (Marcélia Cartaxo), entre outros.

PUBLICIDADE

A cerimônia teve alta temperatura política, com os vencedores protestando contra o desmanche do cinema, a censura e as queimadas na Amazônia.

Houve um incidente antes de começar a cerimônia. Os artistas que faziam um ato com suas reivindicações, foram agredidos por um grupo de bolsonaristas que atirou lixo e pedras de gelo contra os manifestantes. A agressão repercutiu no interior do Palácio dos Festivais e só fez aumentar o grau de indignação da classe artística contra Bolsonaro e seus seguidores.

Boçalidade à parte, ganhou o festival quem tinha que ganhar. Além dos prêmios do júri oficial, Pacarrete levou o troféu do público. Apenas a crítica destoou e elegeu Raia 4 como seu favorito.

Leia aqui a crítica de Pacarrete e a premiação completa.

Publicidade

 

 

Vencedores do 47º Festival de Cinema de Gramado

Longas BrasileirosMelhor Filme: "Pacarrete", de Allan Deberton Melhor Direção: Allan Deberton, "Pacarrete" Melhor Ator: Paulo Miklos, em "O Homem Cordial" Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo, em "Pacarrete" Melhor Roteiro: Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro, por "Pacarrete" Melhor Fotografia: Edu Rabin, por "Raia 4" Melhor Montagem: Joana Collier e Fernanda Krumel, por "Hebe" Melhor Trilha Musical: Sascha Kratzer, por "O Homem Cordial" Melhor Direção de Arte: Tulé Peake, por "Veneza" Melhor Atriz Coadjuvante: Carol Castro, em "Veneza" e Soia Lira, em "Pacarrete" Melhor Ator Coadjuvante: João Miguel, em "Pacarrete" Melhor Desenho de Som: Rodrigo Ferrante e Cauê Custódio, por "Pacarrete" Prêmio especial do Júri: "30 Anos Blues" Júri da Crítica: "Raia 4", de Emiliano Cunha Melhor filme do Júri Popular: "Pacarrete", de Allan Deberton

 

Longas estrangeiros

Melhor Filme: "El Despertar de Las Hormigas", de Antonella Sudasassi Furnis Melhor Direção: Juan Cáceres, por "Perro Bomba" Melhor Ator: Fernando Arze, em "Muralla" Melhor Atriz: Julieta Díaz, "La forma de las horas" Melhor Roteiro: Bernardo e Rafael Antonaccio, por "En el Pozo" Melhor Fotografia: Rafael Antonaccio, por "En el Pozo" Prêmio especial do júri: para as meninas Isabella Moscoso e Avril Alpizar do filme "El despertar de las hormigas', por suas excelentes atuações. Menção Honrosa: para a direção de arte de "Dos Fridas" Júri da Crítica: "El Despertar de Las Hormigas", de Antonella Sudasassi Furnis Melhor filme Júri Popular: "Perro Bomba", de Juan Cáceres

Publicidade

Longas GaúchosMelhor filme: Raia 4, de Emiliano Cunha

 

 

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

 

Curtas BrasileirosMelhor Filme: "Apneia", de Carol Sakura e Walkir Fernandes Melhor Direção: Diogo Leite, por "O Menino Pássaro" Melhor Ator: Rômulo Braga, em "Marie" Melhor Atriz: Cassia Damasceno, em "Mulher que Sou" Melhor Roteiro: Renata Diniz, por "O Véu de Armani" Melhor Fotografia: Sebastian Cantillo, por "A Ética das Hienas" Melhor Montagem: Daniel Sena e Thiago Foresti, por "Invasão Espacial" Melhor Trilha Musical: Carlos Gomes, em "Teoria Sobre Um Planeta Estranho" Melhor Direção de Arte: Gutor BR, por "Sangro" Melhor Desenho de Som: Gustavo Soesi, "Um Tempo Só" Prêmio especial do júri: para as atrizes Divina Valéria e Wallie Ruy, em "Marie", por nos permitirem vivenciar deslocamentos corporais inesperados e por imaginarem um futuro travesti num país que mais mata trans no mundo. Júri da Crítica: "Marie", de Leo Tabosa Melhor Filme Júri Popular: "Teoria Sobre Um Planeta Estranho", de Marco Antônio Pereira Menção Honrosa: a Ester Amanda Schafe, de "A Pedra", pela vigorosa interpretação e pelo talento promissor que revela. Prêmio Aquisição Canal Brasil: "Marie", de Leo Tabosa

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.