Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|O independente

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Para quem curte só o cinemão, John Cassavetes é o ator que faz o marido de Mia Farrow em 'O Bebê de Rosemary'. Quem liga apenas para o lado mundano do cinema pode dizer que ele, na vida real, foi casado com um tipo de beleza, Gena Rowlands, linda até hoje. E quem curte o cinema independente reconhecerá em Cassavetes um dos patronos desse tipo de filme que se faz ao lado, e às vezes contra, o cinema mais tradicional de grandes estúdios e orçamentos. A 'Mostra John Cassavetes', promovida pelo Cine Sesc, dá uma boa idéia do que foi a arte desse nova-iorquino filho de gregos, morto em 1989 aos 60 anos.

PUBLICIDADE

Dele, temos uma amostra pequena porém significativa, que inclui filmes como Sombras (1960), Faces (1968), Uma Mulher sob Influência (1974), A Morte de um Bookmaker Chinês (1976) e Noite de Estréia (1978). A temática preferida de Cassavetes, você verá, é a do intimismo. Em geral mostra seres atormentados, mal postos naquilo que se convencionou chamar de "sonho americano", o reino das oportunidades para todos. Tanto em seus filmes como nas inúmeras peças que escreveu, Cassavetes procura investigar o que existe por detrás desse sonho que, fica-se tentado a dizer, não raro se transforma em pesadelo. Estilisticamente, Cassavetes é um criador muito livre. Usa a câmera na mão quando lhe convém e não hesita em se valer de tempos ditos "mortos", que, na verdade, dizem muito sobre a psicologia dos personagens.

Esse textinho, que publiquei no Guia do Estadão, é só para lembrar a vocês que a mostra Cassavetes continua rolando o Cine Sesc até quinta-feira. Eu não perderia. Abraços

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.