PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|O "duende" flamenco de Paco de Lucía

 

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Há músicos e músicos. Virtuoses maravilhosos, compositores, malabaristas, exibicionistas. De poucos, no entanto, se pode dizer que tenham mudado a direção do gênero que abraçaram. Foi o que aconteceu com Paco de Lucía (1947-2014), que, com sua técnica impecável, mas também com o grão de loucura que caracteriza os inventores, tornou-se  divisor de águas na história do flamenco, a música maravilhosa que vem da Andaluzia. Em Paco de Lucía - La Búsqueda (A Busca), Curro Sánchez, filho de Paco, mostra as várias etapas formativas que fizeram do seu pai um caso único na música espanhola contemporânea.

PUBLICIDADE

Bem pesquisado, rico de sons e imagens, mas também de depoimentos de impacto, a começar pelo próprio Paco, o filme é, também, um pouco o percurso moderno do flamenco. Paco conta como seu pai, dentro da pobreza da família e da região (moravam em Algeciras em Gibraltar), trabalhava o dia todo na feira e, à noite, empunhava o violão e ia ganhar alguns trocados tocando pelos bares.

O menino foi precoce e logo, junto com seu irmão Pepe, "cantaor", pôs o pé na estrada. Uma longa rota, que os colocou como acompanhantes de uma estrela, José Greco, bailarino italiano, que passava por espanhol. Os meninos foram logo notados e o jovem guitarrista foi apresentado a um ídolo das cordas, o mitológico Sabicas, que desde a Guerra Civil se exilara nos Estados Unidos (onde viveu até o fim). Paco diz que o contato com Sabicas foi fundamental, pois este representava a vertente clássica do flamenco. Paco vinha da Espanha sob a influência de outro mestre, Niño Ricardo, mais inventivo, porém menos virtuoso que Sabicas. Um dia, Sabicas lhe disse que um guitarrista não era completo até que fizesse a sua própria música. A frase virou a cabeça de Paco que decidiu "esquecer" seu repertório e começou a compor.

Outro encontro fundamental ("o mais importante de minha vida artística") foi com o então desconhecido José Monge Cruz (1950-1992), depois famoso sob o apelido de Camarón de la Isla. Provavelmente o mais importante "cantaor" do flamenco contemporâneo, Camarón e Paco formaram uma dupla imortal, que botou o gênero de cabeça para baixo. Como dois visionários que eram, tinham os pés na tradição e olhos voltados para o futuro. Enfrentaram a desaprovação de puristas, porém vestiram o flamenco com as roupas da modernidade e tornaram o gênero capaz de dialogar com as gerações mais jovens.

Na longa entrevista que concedeu ao filho, Paco não se furta a lembrar dessa incompreensão por parte dos tradicionalistas. Foi renegado pelo próprio Sabicas. Este declara ter saído em meio a um concerto de Paco, pois aquilo "não era flamenco". Mais cruel foi a declaração de Andrés Segovia, provavelmente o maior guitarrista clássico do mundo. Disse que Paco não era tocador nem de flamenco e nem de qualquer gênero - apenas tinha dedos hábeis.

Publicidade

Os tradicionalistas têm seu direito à opinião, mas o fato é que Paco revolucionou o flamenco e abriu novas fronteiras para o gênero. Na verdade, implodiu fronteiras para si mesmo, vindo a tocar com jazzistas como John McLaughlin, Larry Coryell e Al Di Meola. A raiz flamenca estava lá, mas agora, ao caldeirão de referências, incorporavam-se também as figuras tutelares de Charlie Parker e John Coltrone. Paco descobria a felicidade da improvisação, a liberdade que o jazz concede ao músico. Incorporou influências caribenhas na percussão, em particular o uso do "cajón" em seu grupo e adotou uma postura de permanente invenção. Curiosamente, o virtuose do flamenco fez sucesso mundial com uma rumba, Entre dos Águas, hit permanente e carro-chefe em seus concertos.

Mesclando depoimentos e músicas, elogios rasgados e opiniões críticas, Curro traça uma trajetória heterogênea desse músico genial. Passa longe da hagiografia, e jamais esconde o que há de inovador nesse percurso. Além de tudo, o filme é, também, um mergulho profundo na cultura andaluza, na região melting pot de influências hispânicas, árabes e ciganas. Paco fala da pobreza, de como a Andaluzia do seu tempo era a lúmpen da Espanha e de como o flamenco era o lúmpen da Andaluzia. E dessa arte única, que transforma a dor em espasmo de beleza.

Exibições do documentário:

Sábado, 4/7. Cinesesc, às 20h30

Sábado, 11/7. Cinemateca, às 18h

Publicidade

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.