PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Nelson Cavaquinho, meu personagem favorito

João Carlos Martins deu um título à Vai-Vai. Roberto Carlos deu um título à Beija-Flor. Prevaleceram as personalidades, para além dos méritos, digamos, estéticos, das duas escolas. Quem resiste à história do Rei, a partir da sua infância capixaba? Quem resiste à história de superação de um pianista que perdeu o uso das mãos?

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Os eternos críticos disseram (com certa dose de razão) que páginas inteiras das biografias dos homenageados foram limadas tanto na Sapucaí quanto no sambódromo paulistano.

PUBLICIDADE

Certo, mas quem disse que escolas de samba são obrigadas a apresentar as verdades factuais dos seus homenageados? Na verdade, trabalham com perfis, destacando o lado mais favorável de cada um.

Personagem por personagem, o meu favorito não era nem o rei da jovem guarda nem o maestro especialista em Bach. O meu personagem favorito deste ano seria Nelson Cavaquinho, o homenageado da Mangueira.

Nelson não era exatamente um tipo exemplar. Bebia, fumava, prevaricava, era boêmio inveterado. Suas histórias de bebedeiras são antológicas, como aquela em que, militar, parou no bar para beber e esqueceu de amarrar o cavalo, que voltou sozinho para o quartel. O cavaleiro apareceu dias depois, em não muito bom estado.

Mas, anedotas à parte, Nelson era um compositor genial. Um autêntico gênio do povo brasileiro.

Publicidade

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.