PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Meu Nome É Daniel vence a 5ª Mostra de Gostoso

No festival potiguar o júri oficial é o público presente no evento

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:
 Foto: Estadão

São Miguel do Gostoso/RN

PUBLICIDADE

Meu Nome é Daniel, de Daniel Gonçalves (RJ), foi o vencedor da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso. O filme, dirigido pelo próprio protagonista, conta, de maneira bem humorada e sem qualquer autoindulgência, suas agruras com uma síndrome motora que o acompanha desde o nascimento. Emocionou o público.

E emoção, sem dúvida, foi também o fatordeterminante para a vitória do ótimo Guaxuma, melhor curta para o público de São Miguel do Gostoso. A animação, feita com técnicas artesanais, relata a infância da diretora Nara Normande na praia alagoana que dá título ao curta, e a perda prematura de sua melhor amiga.

Com a menção honrosa ficou Sócrates (SP), de Alex Moratto, história de um jovem de periferia cuja vida é uma dificuldade infernal. Procura emprego e não acha, o pai é um brutamontes, a mãe adoece e ele é discriminado por ser gay. Cheio de energia, o filme também tocou o público.

Este ano a novidade foi a criação de um prêmio escolhido pela imprensa presente. Ganharam o troféu (uma réplica em miniatura das charmosas cadeiras de praia em que assistimos aos filmes na Praia do Maceió) o longa Inferninho (CE), de Guto Parente e Pedro Diógenes, o curta Catadora de Gente (RS), de Mirela Kruel, e o curta do Coletivo Nós do Audiovisual Filho de Peixe, de Igor Ribeiro.

Publicidade

Aqui, o júri oficial é o público e tudo terminou muito bem, com a comunidade prestigiando o evento, lotando a "sala" a cada noite na praia do Maceió e participando em peso dos debates dos filmes. Um belo e enxuto festival.

Após a premiação, foi exibido o longa Ferrugem (PR), de Aly Muritiba, um caso de bullying digital que termina de modo trágico.

Abaixo, a premiação completa:

Prêmio Elo Company de distribuição"Teoria Sobre um Planeta Estranho"Direção: Marco Antônio PereiraPrêmio Mistika de finalização"P's"Direção: Lourival AndradePrêmio Imprensa - Melhor Filme do Coletivo Nós do Audiovisual"Filho de Peixe"Direção: Igor RibeiroPrêmio Imprensa - Melhor Curta-metragem"Catadora de Gente"Direção: Mirela KruelPrêmio Imprensa - Melhor Longa-metragem"Inferninho"Direção: Guto Parente e Pedro DiógenesMenção Honrosa "Sócrates"Direção: Alex Moratto.Melhor Curta-metragem - Júri Popular "Guaxuma"Direção: Nara NormandeMelhor Longa-metragem - Júri Popular "Meu Nome é Daniel"Direção: Daniel Gonçalves

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.