PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Marina Abramovic, ou a força do olhar

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Em A Artista Está Presente, no MoMA, a performer Marina Abramovic fez uma retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a 31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas, ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a essas cenas recorrentes. O documentário Marina Abramovic - Artista Presente, de Matthew Akers, relata essa experiência. E mostra como, por trás desse ato em aparência simples, existe toda uma parafernália preparativa prévia.

PUBLICIDADE

Por exemplo, Marina leva para sua casa um grupo de jovens para serem sensibilizados para o papel que os aguarda no MoMA. O que deverão fazer? Todo candidato ao olhar de Marina, após pegar uma senha, deverá passar por um corredor estreito, e entre dois corpos nus, de um homem e uma mulher. Talvez uma sensibilização prévia. De qualquer forma, é o, digamos assim, aquecimento para a experiência subjetiva.

O documentário detém-se em Marina e no que ela diz a respeito de sua arte. Ouve também pessoas próximas a ela, inclusive o diretor do MoMA, que oferece as dependências do prestigioso museu de Nova York para a inusitada retrospectiva, mesmo expondo-se a críticas do tipo "Mas isso é arte? E, no entanto, está no MoMA", como se vê em noticiários  da TV, reproduzidos no filme.

De fato, o filme levanta, sem responder de maneira fechada, duas questões: o que é arte? De onde provém a estranha força do olhar?

Por extemporânea que possa parecer (um século depois de Duchamp!) a primeira discussão, ela acaba se infiltrando nas entrelinhas do documentário. E por vontade própria do diretor Akers, ao reproduzir o senso comum  da repórter de TV, semi divertido, semi escandalizado com a acolhida de uma instituição "séria", como o MoMA, a esse tipo de atividade. Seria a performance arte? E, mais, uma arte plástica? Apenas por que o espaço onde se apresenta é um consagrado museu nova-iorquino? Se os encontros visuais de Marina e seu público fossem encenados em teatro, por exemplo, despertariam menos polêmica? São questões pendentes.

Publicidade

Uma dúvida subsidiária, porém interessante: como transformar tudo isso em bem negociável no mercado da arte, que precisa do suporte de um objeto? Problema de difícil resolução, pois, em tese, uma performance é irrepetível, como a dança ou a representação teatral. Mas se estas podem ser captadas, por exemplo, por câmeras e gravadores, também a performance pode render belas fotografias comercializáveis.

Resta o mistério maior. Em que medida estamos diante de um mero modismo ou de uma realização artística? Se é verdade que Marina, por seu carisma, se transforma em evento midiático, também é real o que intui da importância de um fato humano capital - a força do olhar. Cria um dispositivo para colocá-lo em cena. Duas cadeiras, duas pessoas, face a face; primeiro, separadas por uma mesa, depois por nada mais. Duas pessoas que se olham.

Existem regras. Não se pode tocar, não se pode falar. A palavra é suspensa. Se Marina sentir alguma insegurança ou medo, os seguranças intervêm.

Alguns tentam subverter e são contidos. Um deles trazia um espelho montado sobre a cabeça. Faria Marina ver-se a si mesma. É contido e retirado. Há olhares inexpressivos, outros tristes, ou sorridentes. Muita gente chora. E a própria Marina se desconcerta quando senta-se na cadeira oposta seu antigo parceiro e companheiro Ulay, com quem trabalhou e viveu entre 1976 e 1988. Nesse momento é a esfinge Marina Abramovic quem desaba. Revela-se humana, e como qualquer um de nossa espécie, sente-se despida e grata quando alguém nos olha com interesse, intensidade e empatia.

Mesmo que tudo seja apenas efeito de um simples dispositivo - artístico, talvez?

Publicidade

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.