Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|"Lula" disputa uma vaga no Oscar

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, foi o filme indicado para disputar uma das vagas ao Oscar do ano que vem. Atenção: ele não está no Oscar, repito. Apenas foi indicado para tentar uma das vagas entre os concorrentes que irão disputar a estatueta no ano que vem na categoria filme estrangeiro.

PUBLICIDADE

Não deixa de ser uma escolha surpreendente da comissão. Os internautas, que pela primeira vez opiniaram na indicação, haviam escolhido (previsivelmente) o espírita Nosso Lar. Não vale como voto. Tem apenas função indicativa. Havia muitas outras alternativas, entre elas o novo Arnaldo Jabor, A Suprema Felicidade, que nem estreou por aqui ainda (abre o Festival do Rio à noite). Ou filmes menores (em termos de orçamento) como É Proibido Fumar. Ou Bróder, que era o meu favorito, não apenas pela boa qualidade, mas por abordar a temática negra e da periferia.

Deu Lula na cabeça. Pelo menos no cinema. Provavelmente, a comissão pensou que a boa imagem do presidente Lula no exterior possa se transferir ao filme. Não deixa de ser uma estratégia inteligente. Vamos ver se funciona.

Veja trailer do filme

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.