PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|"Lula", conforme o esperado?

Os números definitivos a gente só vai ter amanhã de manhã, com a edição do Portal Filme B. Mas, por enquanto, o que se tem é o seguinte: "Lula, o Filho do Brasil" teria feito cerca de 220 mil no fim de semana, o que não é um desastre, mas também não chega a ser espetacular. Médio para bom, digamos assim.

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Durante o processo de lançamento do filme, os produtores, Luiz Carlos Barreto em especial, diziam que o filme surfaria na popularidade do presidente Lula e não o contrário. Não seria o presidente Lula que se aproveitaria da popularidade de Lula, o filme. Dizia isso para desconsiderar qualquer finalidade ou efeito eleitoreiro na produção.

PUBLICIDADE

Digamos que tenham razão. Nesse caso, o filme tenderia a ir bem lá onde Lula é mais popular, no Norte e no Nordeste. E muito menos no Sul ou Sudeste. Em São Paulo, onde existe um antilulismo e um antipetismo militantes, teria dificuldades especiais. Mais ainda, porque se trata do principal mercado do cinema.

Assim, seria interessante examinar o desempenho do filme por regiões, para ver se ele acompanha as variações previstas do mapa eleitoral. Pelo menos aquele que as pesquisas têm desenhado.

Lula, o filme, não seria assim um componente a influenciar as eleições de 2010, mas funcionaria como uma espécie de termômetro adicional de como andam as sensibilidades políticas da população, nas diversas regiões do País.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.