Luiz Zanin Oricchio
23 de agosto de 2017 | 11h00
GRAMADO – Muitas coisas acontecem num festival de cinema. Coisas demais, para meu gosto. Enfim, não dá para ir a tudo. Mas, se tiver de escolher alguma atividade para a tarde de hoje, uma sugestão é o lançamento do livro Bernardet 80, organizado por Ivonete Pinto e Orlando Margarido, e editado pela Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema).
O livro contempla diversos artigos, abordando a trajetória multifacetada do crítico, teórico, professor da USP, roteirista, diretor e ator de cinema. Minha contribuição é um artigo sobre as atividades de Bernardet na imprensa.
Jean-Claude foi crítico em jornais durante um período bastante amplo de sua vida profissional, tendo atuado de maneira constante no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo, mas também em outras publicações como o alternativo Movimento, órgão independente durante a ditadura militar.
O lançamento acontece no Salão Diamante do Hotel Serra Azul, em Gramado, a partir das 14 horas. Alguns dos autores lá estarão e falaremos do livro e do personagem.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.