PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Gramado 2015. Presos, o cinema da Costa Rica

Já o costarriquenho Presos, de Esteban Ramirez, me pareceu um pouco aquém do que se espera de um filme em competição. Claro, é sempre interessante ver um longa da Costa Rica, país que produz poucos filmes e, desses poucos, menos ainda chegam ao nosso conhecimento. No entanto...

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Bem, a história é a da garota Vitória, de classe média, noiva de um rapaz de posses. Um dia, por acaso, ela entra em contato com um presidiário e...bem: temos aí o tema clássico do amor bandido. O rapaz encarcerado é amigo do patrão de Vitória e assim ela vai levar alguma coisa a ele no cárcere e acabam se envolvendo. A princípio, o rapaz descreve seu crime de maneira, digamos, quase benigna. Distraiu-se no celular enquanto dirigia e, involuntariamente, provocou a morte de uma pessoa. Está arrependido, precisa pagar pelo que fez. Aos poucos, a história vai se complicando.

Mas tudo parece um tanto ingênuo, e a filmagem, algo tosca. Nada tem muita consistência, a não ser quando se aproxima do desfecho. Aí sim, Ramirez salva o filme do óbvio e descentra um pouco o espectador. Cabe perguntar se já não era tarde demais para salvar um filme que se ressente de uma feitura melhor e de uma reflexão um tanto mais acurada sobre o tema a que se propõe.

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.