Fortaleza - O argentino Ninguém Está Olhando, de Julia Solomonoff, foi o grande vencedor do 27 º Cine Ceará. O longa ganhou também os prêmios de melhor ator (Guillermo Pfening) e montagem, além do da crítica, oferecido pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Conta a história de um ator de novelas muito famoso na Argentina, que tenta a sorte em Nova York. O filme é ok.
Havia, no entanto, apenas um grande filme em Fortaleza, Últimos Dias em Havana, e este foi agraciado com os troféus de direção, para Fernando Perez, e fotografia (Raul Perez Ureta). Conta o convívio de dois amigos, num cortiço no bairro popular de Centro Havana. Um deles deseja ir para os Estados Unidos. O outro está à morte, sofre de Aids e tem os dias contados. É uma comovente imersão na realidade cubana, sem qualquer atenuante, conservando porém o sentido humano próprio da obra do diretor. Pena que o júri oficial não tenha reconhecido a tremenda superioridade cinematográfica deste filme em relação aos outros.
Outro filme cubano, o um tanto maniqueísta Santa e Andrés, foi premiado pelo que tem de pior, o roteiro. Ganhou também o troféu de melhor atriz, para Lola Amores, este justificável. Ela faz o papel de uma comissária do povo encarregada de vigiar um desafeto do regime durante alguns dias.
O badaladíssimo Uma Mulher Fantástica, do Chile, que havia sido premiado em Berlim, ficou apenas com dois prêmios, trilha sonora original e som.
A fraca participação brasileira faturou apenas um prêmio entre os longas-metragens: direção de arte para Malasartes contra o Duelo da Morte.
O melhor curta foi para o paulista Festejo Muito Pessoal, de Carlos Adriano. Valentina (Rio) ganhou o troféu de direção e Memórias do Subsolo (Ceará) ficou com o troféu de roteiro. A crítica elegeu Vênus Filó - a Fadinha Lésbica.
Abaixo, a premiação completa:
PREMIADOS
Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem:
Troféu Mucuripe
Melhor Longa-metragem - Ninguém está olhando, de Julia Solomonoff
Melhor Direção - Últimos dias em Havana - Fernando Pérez
Melhor Fotografia - Últimos dias em Havana - Raúl Pérez Ureta
Melhor Montagem - Ninguém está olhando - Andrés Tamborino, Karen Sztanjberg e Pablo Barbieri.
Melhor Roteiro - Santa e Andrés - Carlos Lechuga
Melhor Som - Uma mulher fantástica - Isaac Moreno
Melhor Trilha Sonora - Uma mulher fantástica - Matthew Herbert
Melhor Direção de Arte - Malasartes e o Duelo com a Morte - Tulé Peake
Melhor Ator - Ninguém está olhando - Guillermo Pfening
Melhor Atriz - Santa e Andrés - Lola Amores
Prêmio da Crítica (Abraccine) - Ninguém está olhando, de Julia Solomonoff
Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem:
Troféu Mucuripe
Melhor Curta-metragem - Festejo Muito Pessoal, de Carlos Adriano
Melhor Direção - Valentina - Estevão Meneguzzo e André Félix.
Melhor Roteiro - Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma, de Felipe Camilo.
Melhor Produção Cearense - Caleidoscópio, de Natal Portela
Prêmio da crítica (Abraccine) - Filó a fadinha Lésbica, de Sávio Leite
Mostra Olhar do Ceará:
Troféu Mucuripe
Melhor Curta-metragem - A Lenda Cotidiana, de Bárbara Moura e S. de Sousa
Prêmio Olhar Universitário:
Troféu Mucuripe
Melhor Curta-metragem - Simbiose, de Júlia Morim
Melhor Longa-metragem - Últimos dias em Havana, de Fernando Pérez
PRÊMIOS ESPECIAIS
Troféus Samburá:
Melhor Curta-metragem - Valentina, de Estevão Meneguzzo e André Félix
Melhor Diretor - Vando Vulgo Vedita, de Andreia Pires e Leonardo Mouramateus
Prêmio Unifor de Audiovisual:
Melhor Curta-metragem - A Lenda Cotidiana, de Bárbara Moura e S. de Sousa
Prêmio CiaRio:
Curta-metragem Brasileiro - Festejo Muito Pessoal, de Carlos Adriano
Prêmio Mistika (Masterização em DCP)
Melhor Produção Cearense da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem -
Caleidoscópio, de Natal Portela
Melhor Curta-metragem da Mostra Olhar do Ceará - A lenda cotidiana, de Bárbara Moura e S. de Sousa
Prêmio Canal Brasil de Curtas:
Melhor filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem (R$ 15.000,00) - Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma, de Felipe Camilo
Mostra Curta Cocó:
Melhor Curta-metragem - O que é Parque do Cocó?, de Marilia Alencar