Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Fabricando Tom Zé

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

A principal dica para hoje seria Fabricando Tom Zé, de Delcio Matos Jr. (Sala UOL, 22h, documentário sobre o cantor e compositor baiano. Não se trata de um documentário qualquer sobre um músico. O filme tem pulsação própria, acompanha Tom Zé em suas turnês, relembra os tempos de Tropicália e não esconde as fases obscuras da carreira, quando Tom Zé caiu no ostracismo e na depressão. Filme luminoso.

PUBLICIDADE

Nue Proprieté, de Joachim Lafosse (Bombril 2, 22h) Concorreu no Festival de Veneza e fala da rivalidade entre dois irmãos. Gostei da maneira como o drama é armado. Tem intensidade, mas também é covardia: sabe quem faz a mãe? A maravilhosa Isabelle Huppert. Com ela, até eu viro bom diretor.

Eu não Quero Dormir Sozinho, Cinesesc, 22h10) Esse é mais um filme insólito de Tsai Ming Liang, um dos queridinhos da crítica. Desta vez o diretor malaio se ocupa dos sem-teto e outros desabrigados da vida. Mas esse é o tema. O mais interessante é a maneira como Ming Liang o expõe. De maneira fragmentária e com um final deslavadamente romântico. É aquele tipo de filme que fica com a gente depois de encerrada a sessão. E, quanto mais se pensa nele, mais a gente gosta. Mas não é um gostar fácil.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.