Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Era uma Vez: duas opiniões

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Eu e meu colega Luiz Carlos Merten discordamos sobre Era uma Vez, novo filme de Breno Silveira (de 2 Filhos de Francisco). A minha opinião está transcrita abaixo. A do Merten, você pode ler aqui. Veja o filme e tire suas próprias conclusões.

PUBLICIDADE

Em seu segundo longa, Breno Silveira, autor do enorme sucesso 2 Filhos de Francisco (mais de 5 milhões de espectadores), tenta a sorte num filão de certa forma já tradicional do cinema brasileiro - a questão do abismo de classes sociais e seus efeitos sobre a sociedade e as pessoas. Refinando o foco: este Era uma Vez..., com o tom fabular indicado pelo título, centra atenção na famosa dialética entre morro e asfalto no contexto carioca. Esse é um dos, digamos assim, logotipos mais incisivos da tensão social brasileira. A favela que confina com a riqueza, justo no cartão-postal da mais famosa cidade brasileira, a caixa de ressonância do País, como os cariocas gostam de dizer.

No caso, Breno se vale de outra das situações clássicas da tensão morro-cidade: a menina rica, do asfalto, que ama o moço pobre, do morro. Uma espécie de Pobre Menina Rica dos tempos atuais - evidentemente com menos poesia e mais violência do que no tempo em que Vinicius de Moraes concebeu a história, musicada por Carlinhos Lyra. A menina rica é Nina (Vitória Frate), que mora de frente para o mar na Vieira Souto. O moço pobre, Dé (Thiago Martins), é um vendedor de cachorro-quente no quiosque em frente do apartamento de Nina e morador no Morro do Cantagalo. Dé tem um irmão, Carlão (Rocco Pitanga), que se mete sem querer numa fria e muda de trajetória de vida - e não para melhor.

Os ingredientes estão dados - paixão entre diferentes sociais, tráfico, violência, e circunstâncias, todas de origem social ou familiar, que tornam impossível a vida do par central. Então aparece a outra referência do projeto, que o relaciona a Romeu e Julieta, os amantes infelizes de Verona, um protótipo universal do amor frustrado por causas externas.

Publicidade

Tudo o que se leu acima é o desenho mínimo do filme, a sua carta de intenções, a planta baixa, por assim dizer. Na realização, Era uma Vez... opta por um caminho didático, de dramaturgia bastante óbvia. Por exemplo, é notório que a ''postura'' do filme se inspira no livro de Zuenir Ventura, Cidade Partida. A tese de Zuenir, de elementar bom senso, é que não há solução para o Rio (leia-se: para o Brasil), enquanto for mantida essa cisão radical entre os extremos sociais. Ok, mas para assumir essa tese e demonstrá-la não era preciso colocar o livro na mão de um personagem e fazê-lo comentar com outro. Este é apenas um pequeno exemplo, que não teria importância como caso isolado, mas indica uma tendência geral da obra. Esta é indicativa, reiterativa, sem espaço para o lacunar ou para a reflexão. Acredita pouquíssimo na capacidade do espectador de ler entre as linhas e tirar as próprias conclusões. É indutivo.

E, para provar sua tese, mobiliza o arsenal de costume no cinema comercial que se deseja socialmente engajado: situações emotivas ''para comover'', música de fundo onipresente, que visa a aumentar o grau de envolvimento do espectador (sem se dar conta de que pode afastá-lo), e assim por diante. Diante de uma situação ''dura'', como a descrita, Era Uma Vez... propõe uma linguagem cinematográfica adocicada - o que anula a contundência da contradição exposta. Em termos da carreira de Breno Silveira, é um passo atrás em relação a 2 Filhos de Francisco. Neste, Breno conseguiu sucesso de público ao retratar a trajetória de vida de dois artistas populares com grande sentido de despojamento - de tal forma que, mesmo quem não suporta a música de Zezé Di Camargo e Luciano, acabou curtindo o filme. Mas ao encenar esse Romeu & Julieta social, o diretor cai na armadilha que tem derrubado boa parte da produção nacional contemporânea: tenta adivinhar de saída o gosto de um público insondável e enche a história de penduricalhos, clichês e concessões melodramáticas para aproximar-se do suposto gosto do espectador médio. Falta a Era Uma Vez... contenção, senso de síntese e gume crítico para se tornar um bom filme. Pena.

(Caderno 2, 25/7/08)

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.