Em busca de On the Road
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Em busca de On the Road

Luiz Zanin Oricchio

30 de maio de 2010 | 10h35

Walter com Gary Snyder

Walter com Gary Snyder

Terça-feira à noite Walter Salles mostrou trecho de alguns minutos de Searching for On the Road (Em Busca de On the Road), documentário preparatório para sua adaptação cinematográfica do mais conhecido romance de Jack Kerouac (1922-1969). A exibição deu-se no quadro de uma aula ministrada por Salles sobre os “filmes de estrada”. On the Road, que na tradução brasileira ganhou o subtítulo de Pé na Estrada, seria o protótipo literário desse gênero. Desde a sua publicação, em 1957, a obra tem sido cogitada para uma versão cinematográfica, o que não ocorreu até hoje.

Em sua exposição, Walter lembrou o caráter radical do texto de Kerouac, originalmente escrito num rolo de papel de telex, um furioso fluxo de consciência, “rascante”, e que teve de ser podado e aplainado para conseguir convencer um editor a publicá-lo. Ele recorda que aquela era uma época muito puritana na América e que as obras sofriam uma espécie de censura prévia, uma depuração antes de poderem ser publicadas. Mesmo assim, “depurado”, On the Road foi uma revolução na cultura americana, tão fundamental quanto a publicação de O Apanhador no Campo de Centeio, de Salinger.

Quando Walter foi convidado a dirigir On the Road (será produzido por Francis Ford Coppola, que detém os direitos do livro), sentiu-se logo tentado a aceitar. Mas, ao mesmo tempo, via alguns problemas. “Não sou americano, nem nunca me senti totalmente à vontade nas várias vezes em que lá vivi”, diz. No entanto, esse é um livro especial para a geração da qual faz parte, pois as ideias de Kerouac desaguaram no pensamento libertário dos anos 60. “Decidi que era fundamental fazer um documentário prévio, uma espécie de estudo para ver se filmar On the Road seria mesmo possível”, diz. Por isso, esse pré-filme é um work in progress, algo ainda em formação e “que só terá um fim no dia em que batermos a última claquete”. De qualquer forma, ainda incompleto, Em Busca de On the Road é uma reflexão em processo sobre os road movies, esse gênero antigo.

“Os road movies remontam à origem do cinema”, acredita Walter, que praticou o gênero em seus filmes mais famosos como Central do Brasil, Terra Estrangeira (este em parceria com Daniela Thomas) e Diários de Motocicleta. Essa opção ilustra o diálogo permanente do cinema de Salles com o do diretor alemão Wim Wenders, autor de Paris, Texas – protótipo do filme de estrada dos anos 1980. Wenders, aliás, é um dos entrevistados de Em Busca de On the Road. Outro deles é Dennis Hopper, ator e diretor de Easy Ryder, talvez o mais conhecido dos road movies. Walter coloca também imagens de Píer Paolo Pasolini, nas estradas poeirentas da Palestina, em busca de locações para seu Evangelho Segundo Mateus, que acabaria filmado na região de Puglia, no sul da Itália. Cita também o road movie existencial mais influente do mundo – Passageiro, Profissão: Repórter, de Michelangelo Antonioni, em que o personagem de Jack Nicholson troca de identidade com um traficante de armas para escapar de si mesmo. “Foi ao ver esse filme que decidi fazer cinema”, diz Walter.

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