As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Diário do Recife 2011: considerações finais

Luiz Zanin Oricchio

09 de maio de 2011 | 15h42

Estamos Juntos, mix de drama pessoal, social e espiritualista de Toni Venturi, foi o grande vencedor do 15º Cine PE. Além de melhor filme, ganhou os troféus de direção, atriz (Leandra Leal, que dividiu o prêmio com Marisol Ribeiro), roteiro, fotografia, montagem e prêmio da crítica.

Daniela Nader/Divulgação
Daniela Nader/Divulgação

Se festivais fossem campeonatos, poderíamos dizer que outra produção paulista, a comédia Família Vende Tudo, de Alain Fresnot, chegou em segundo lugar, com os troféus de ator (Caco Ciocler), atriz, ator coadjuvante (Robson Nunes), direção de arte e trilha sonora. A produção local JMB, o Famigerado, que põe em foco o poeta tropicalista Jomard Muniz de Britto, recebeu o prêmio especial do júri e o troféu do público. O carioca “Vamos Fazer um Brinde” rendeu o prêmio de atriz coadjuvante para Ana Miranda.

Dois longas saíram sem qualquer menção: Casa 9, de Luiz Carlos Lacerda (RJ), e Casamento Brasileiro, de Fauzi Mansur (SP). Coincidência ou não, ambos levaram ao Recife cópias de baixa resolução, o que redundou em projeção precária. Por isso, o diretor do festival, Alfredo Bertini, anunciou que arquivos com definição inferior a 1080 linhas não serão aceitos a partir do próximo ano: “Vamos unificar os suportes digital e película, inclusive para curtas, mas precisamos zelar pela qualidade da imagem”.

Seria preciso também zelar pela qualidade estética, como deixou claro o (baixo) nível da competição de longas. Tirando o vencedor Estamos Juntos, um belo e digno filme, o restante do cardápio se mostrou intragável. Mas por que isso acontece? Bertini ensaia a resposta: “Está cada vez mais complicado montar uma programação de bons longas-metragens nos festivais brasileiros”. De acordo com o diretor do Cine PE, os donos dos filmes mostram-se muito preocupados em participar de eventos no exterior, deixando à míngua os festivais nacionais.

Tudo o que sabemos sobre:

Alain FresnotCine PEToni Venturi

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.