Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Diário do Cine Ceará 2012: Tropicalismo Now e etc

FORTALEZA - Boa segunda noite de competição no Cine Ceará, apesar das cadeiras históricas do Theatro José de Alencar, que nos deixam descadeirados.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Curta: Querença, de Iziane Filgueiras Mascarenhas. A moça fez um discurso longo no palco (tinham de limitar o tempo, mas o filme é bom. Opressão das mulheres no cangaço, num caso de triângulo amoroso. Foto ótima, concepção um tanto convencional da narrativa, talvez um tanto longo para um curta (cerca de 20?).

PUBLICIDADE

Longa estrangeiro: o guatemalteco Distância, de Sergio Ramirez toca pela narrativa singela, com a história do pai separado da filha pela guerra civil e que se vai reunir com ela 20 anos depois. Um tanto tosco, é verdade, mas passa autenticidade, se você tiver paciência.

Futuro do Pretérito, de Ninho Moraes e Francisco César Filho. Filmaço esse documentário sobre o Tropicalismo, que se aproveita como linha condutora de um espetáculo de André Abujamra no Oficina. O Tropi está na moda. Em filmes como uma Noite em 67 e Tropicalismo, de Marcelo Machado, que abriu o É Tudo Verdade. Na polêmica entre Caetano Veloso e Roberto Schwarz. Aliás, o filme de ontem coloca matiz, ouvindo vozes dissonantes com as de Sérgio Carvalho, da Companhia do Latão, e do sociólogo e escritor Marcelo Ridenti. Ao abrir a música para o pop, o Tropicalismo não contribuiu para a massificação da arte, para sua mediocrização contemporâne?A discussão é política, como se observou pelas ressonâncias entre Caetano e Schwarz. Mais capítulos pela frente, e esse Tropicalismo Now poderá contribuir para alimentá-los. O filme é energético e cheio de música e ideias. Bom demais.

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.