Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Diário de Gramado 2011: O Palhaço e Riscado

GRAMADO - Bom, Gramado não estava com aquele frio todo que os meteorologistas previam. Frio, sim, mas não excessivo. A não ser dentro do cinema, que estava congelando as pessoas. Parecia frigorífico. Bom, ficamos numa pousada aqui, a Florença, que adota o espírito "tipicamente europeu" como eles mesmos dizem. Tudo muito sofisticado, apertadinho, cama com baldaquim. Um ninho de amor.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Romântico mas pouco prático para quem, afinal de contas, precisa trabalhar. Na mesinha do quarto mal cabe um laptop. No café da manhã, um dos empregados passa tocando violino. Bem, é esse o clima.

PUBLICIDADE

No cinema, tivemos a abertura com O Palhaço, de Selton Mello, fora de concurso. Já tinha visto em Paulínia e foi bom rever. Deu para notar ainda melhor a sutileza do trabalho. Uma simplicidade que só fala em favor do filme, ainda mais porque deixa muita coisa nas entrelinhas e aposta na inteligência emocional do público. Entra em cartaz em outubro. Tomara tenha sorte no circuito, tomado por obras brutais e pelo escracho que passa por comédia.

Depois veio o primeiro filme da competição, infelizmente exibido para um cinema bastante esvaziado. Riscado, de Gustavo Pizzi, um bom exemplar de cinema independente brasileiro. Gostei, em especial porque Pizzi não pretende exibir-se intelectualmente como "autor", como andam fazendo muitos estreantes, cheios de pretensão e vazios. Pizzi "conta" uma história intensa, protagonizada e escrita por sua própria mulher, a atriz Karine Telles.

Ela interpreta Bianca, que faz teatro e paga suas contas com performances nas quais imita Marilyn Monroe e Betty Page. Até o momento em que surge a grande oportunidade de estrelar uma co-produção França e Brasil na qual fará o seu próprio papel. O filme exibe um frescor raro, tanto na maneira de movimentar a câmera quanto no uso de um naturalismo que nunca soa agressivo. Pelo contrário, passa muita verdade ao espectador. Que, inclusive, se compadece da protagonista e entra no ritmo do desencanto que ela mesma experimenta.

Quem  já não teve a sensação de ser coadjuvante de sua própria história? Mesmo assim, é melhor atuar do que permanecer à margem. Belo filme.

Publicidade

 

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.