PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Diário da Mostra 2012: Felicidade, Terra Prometida

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

 

No início do filme, ouvimos uma voz e não vemos quem fala. Ficamos sabendo de um projeto: caminhar de sul a norte, pela França, quebrar hábitos sedentários de parisiense e descobrir o país. Efeitos, também ficamos sabendo, de um acidente de carro, um atropelamento que quase o matou. Andar de novo foi um aprendizado. Houve uma perda total -a do olfato. Mas pernas, olhos e ouvidos parecem em bom estado.

PUBLICIDADE

Laurent Hasse percorre de fato seu país, durante o inverno ("para evitar os turistas") e ouve o que as pessoas têm a dizer. Registra seu cotidiano. E tem uma pergunta singela para fazer a cada uma delas: "O que é a felicidade?". Pergunta, claro, que ressoa o célebre documentário de Edgard Morin, Conto de Verão, no qual se perguntava às pessoas da região parisiense se eram felizes.

Talvez não se descubra uma definição da palavra felicidade - um deles, jogando com o termo francês bonheur, diz que a felicidade é apenas isso, boas horas que vivemos, bonnes heures. Quer dizer, algo efêmero, a ser buscada mais em si mesmo e nas pequenas coisas do que nas grandes realizações, na riqueza, ou nas vitórias. Sim, o filme tem esse lado de autoajuda, mas nunca soa banal. Além disso, Laurent Hasse tem o dom de registrar imagens belas (não bonitinhas) e também de criar uma empatia com os personagens que, assim, se abrem, às vezes de maneira inesperada para seus olhos e ouvidos. Bonito filme, bastante simples, um relato em primeira pessoa, porém construído pelos olhos e ouvidos dos outros.

 

SESSÃO DATA SALA
214 21/10 - Domingo - 14:00 Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca - Sala 5
834 27/10 - Sábado - 20:50 Espaço Itaú de Cinema - Augusta - Sala 3
1089 30/10 - Terça-feira - 22:25 Livraria Cultura - sala 2
1200 31/10 - Quarta-feira - 19:30 Cine Olido
1299 01/11 - Quinta-feira - 20:30 Matilha Cultural

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.