Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Críticos elegem 'Aquarius' e 'Elle' os melhores de 2016

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

 

Associação Brasileira de Críticos de Cinema divulga os vencedores do 6º Prêmio Abraccine.

PUBLICIDADE

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, acaba de anunciar nesta segunda-feira, (16/01) os ganhadores de seu quinto  prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2016.

Na categoria Longa Metragem concorreram todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016, totalizando mais de 400 produções.

Na categoria Curta Metragem concorreram somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2016 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos.

Os vencedores do Prêmio Abraccine 2016 foram:

Publicidade

MELHOR LONGA METRAGEM BRASILEIRO:

"Aquarius", de Kleber Mendonça Filho.

MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRO:

"Elle", de Paul Verhoeven.

MELHOR CURTA METRAGEM:

Publicidade

"Estado Itinerante", de Ana Carolina Soares.

PUBLICIDADE

Paulo Henrique Silva, Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, afirma que "chegando agora à sua sexta edição consecutiva, e pelo fato da Associação ter forte atuação em todo o território nacional, o Prêmio Abraccine se consolida cada vez mais como o Grande Prêmio representativo do pensamento crítico brasileiro".

Diferente da maioria das premiações cinematográficas, o Prêmio Abraccine não é apenas uma enquete numérica entre os votantes, mas sim o resultado de um rigoroso processo seletivo realizado a partir de uma intensa discussão e troca de ideias, via internet, de seus associados em todo o Brasil.

Fundada em julho de 2011, a Abraccine tem hoje cerca de uma centena de associados em praticamente todos os estados brasileiros. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.

 

Publicidade

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.